TRF4 afasta sobrestamento de processo pelo Tema 1124 do STJ ao entender que perícia judicial não configurou prova nova

Perícia judicial não é prova nova: TRF4 afasta suspensão por Tema 1124 e garante prosseguimento do processo.

Em recente decisão, proferida em 14 de julho de 2025, a Vice-Presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) afastou a determinação de sobrestamento de processo com base no Tema 1124 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao entender que a controvérsia dos autos não guarda identidade com a questão submetida ao rito dos repetitivos, que foi a seguinte:

“Caso superada a ausência do interesse de agir, definir o termo inicial dos efeitos financeiros dos benefícios previdenciários concedidos ou revisados judicialmente, por meio de prova não submetida ao crivo administrativo do INSS, se a contar da data do requerimento administrativo ou da citação da autarquia previdenciária.”

No processo que tramita no TRF4, a parte autora sustentou, em embargos de declaração, que o caso concreto não se enquadra no Tema 1124, pois a única prova que não constava no processo administrativo era o laudo pericial judicial — prova que, por sua natureza, somente pode ser produzida na via judicial. Argumentou também que a perícia constitui mera complementação da documentação já existente.

Ao analisar o recurso, a Vice-Presidência acolheu os argumentos e destacou que a prova em questão foi produzida sob o crivo do contraditório no processo judicial, afastando, portanto, a justificativa para a suspensão do feito.

A decisão também menciona que já havia, na esfera administrativa, provas suficientes para a análise do direito alegado.

Com isso, foi tornada sem efeito a decisão anterior que havia determinado o sobrestamento do processo, e, em juízo de admissibilidade, o recurso especial interposto pelo INSS não foi admitido.

Fonte: TRF4. Processo nº 5001618-64.2020.4.04.7106

IEPREV Premium

Expanda sua expertise em Direito Previdenciário

Com o IEPREV Premium, você tem tudo o que precisa para gerenciar a rotina do seu escritório previdenciário em um só lugar.

Teste grátis por 7 dias

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSBenefícios previdenciáriosAuxílioÚltimas notícias
Tema 1.360: STJ vai decidir se ausência de registro em CTPS ou CNIS é suficiente para prorrogar período de graça por desemprego

Tema 1.360 do STJ vai definir se ausência de vínculo formal é suficiente para prorrogar o período de graça por desemprego

Por Equipe IEPREV em 16 de Julho de 2025

INSSAposentadoriaRevisãoÚltimas notícias
TRF6 reconhece interesse de agir e efeitos financeiros de aposentadoria na DER mesmo com novos documentos na via judicial

TRF6 reafirma que negativa do INSS configura resistência à pretensão, mesmo com novos documentos no processo judicial.

Por Equipe IEPREV em 15 de Julho de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 relativiza laudo pericial e reconhece incapacidade de segurada com fibromialgia

Justiça reconhece fibromialgia como causa de aposentadoria por invalidez, mesmo com laudo pericial desfavorável

Por Equipe IEPREV em 11 de Julho de 2025

Ver todos