Justiça Federal condena INSS a pagar R$10 Mil em danos morais após cancelar a Aposentadoria por Invalidez de agricultor que perdeu o braço

Apesar de o pagamento do benefício ter sido restabelecido judicialmente, o agricultor, de 61 anos, ficou sem recursos financeiros entre janeiro de 2021 e outubro de 2022.

Por Equipe IEPREV em 30 de Outubro de 2024

A 4ª Vara da Justiça Federal em Criciúma determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pague R$10 mil em danos morais a um agricultor que teve sua Aposentadoria por Invalidez cancelada duas vezes após perder um braço.

Entenda o Caso

O agricultor começou a receber a aposentadoria por invalidez em 2013, devido à amputação no braço. No entanto, o INSS cancelou o benefício em agosto de 2018 e, após reativado, cancelou novamente em dezembro de 2020.

Apesar de o pagamento do benefício ter sido restabelecido judicialmente, o agricultor, de 61 anos, ficou sem recursos financeiros entre janeiro de 2021 e outubro de 2022.

Detalhes da Decisão Judicial

Para recuperar a aposentadoria, o agricultor ajuizou duas ações judiciais, uma em 2019 e outra em 2021. As perícias realizadas durante os processos confirmaram sua incapacidade total para o trabalho, além de outros problemas de saúde.

A juíza responsável pelo caso entendeu que o INSS adotou conduta abusiva, ressaltando que a Autarquia sequer realizou uma avaliação médica antes do segundo cancelamento. Assim, a magistrada concluiu que a conduta do INSS justificava a indenização por danos morais, uma vez que o benefício é essencial para a subsistência do agricultor. O INSS ainda pode recorrer da decisão.

Fonte: TRF4

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 afasta aplicação do Tema 1124 do STJ ao reconhecer que perícia judicial teve caráter apenas acessório na comprovação do tempo especial

TRF4 afastou a aplicação do Tema 1124/STJ, mesmo tendo sido produzida prova pericial da atividade especial em juízo.

Por Equipe IEPREV em 28 de Novembro de 2025

AposentadoriaINSSÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de mecânico de automóveis exposto a agentes químicos e determina revisão de aposentadoria

Mecânico exposto a agentes químicos tem direito reconhecido à aposentadoria especial pelo TRF3

Por Equipe IEPREV em 26 de Novembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU reafirma que trabalho rural antes dos 12 anos pode ser reconhecido e veda fundamentações genéricas para negar o período

Trabalho rural infantil conta — e a TNU reforça: negar com argumentos genéricos não é opção.

Por Equipe IEPREV em 25 de Novembro de 2025

Ver todos