PL 2603/24: Reajuste do valor do BPC/LOAS pode ser vinculado ao salário mínimo

O objetivo da proposta é garantir a correção anual do benefício destinado a idosos e pessoas com deficiência.

O Projeto de Lei 2603/24, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe a vinculação do reajuste do Benefício Assistencial (BPC/LOAS) ao salário mínimo.

O objetivo da proposta é garantir a correção anual do benefício destinado a idosos e pessoas com deficiência. O BPC/LOAS é um auxílio mensal concedido pelo INSS aos idosos com mais de 65 anos de idade, ou pessoas com deficiência, que comprovarem a situação de miserabilidade.

Atualmente o valor do benefício está fixado em um salário mínimo. Para o autor da proposta, o deputado Duarte Jr. (PSB-MA), o montante do BPC/LOAS, deveria ser reajustado anualmente de acordo com os mesmos índices utilizados para o salário mínimo. Além disso, a proposta assegura que, enquanto houver uma política de aumento do salário mínimo, o BPC/LOAS acompanhará essas elevações.

O projeto está sendo analisado nas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, Finanças e Tributação, e Constituição, Justiça e Cidadania. Se aprovado, seguirá para votação no Senado.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF6 reconhece tempo especial por exposição a GLP e afasta aplicação do Tema 1209 do STF

Decisão confirma enquadramento especial por periculosidade e reforça que julgamento do STF sobre vigilantes não alcança casos de exposição a inflamáveis

Por Equipe IEPREV em 15 de Agosto de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 reconhece atividade especial de frentista por exposição a benzeno e periculosidade

Decisão reforça que exposição habitual a agentes cancerígenos e risco com inflamáveis garante enquadramento como tempo especial

Por Equipe IEPREV em 13 de Agosto de 2025

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
INSS suspende o Agibank como banco pagador da folha de benefícios

Medida foi motivada por irregularidades como interceptação do atendimento oficial, retenção indevida de valores e recusa de portabilidade de benefícios

Por Equipe IEPREV em 12 de Agosto de 2025

Ver todos