Servidor do INSS é investigado por fraude em mais de 20 mil empréstimos irregulares

O servidor investigado estaria envolvido nas fraudes desde setembro de 2023, atuando diretamente no sistema do INSS para liberar os empréstimos irregulares.

Por Equipe IEPREV em 16 de Maio de 2025

A Polícia Federal em Sergipe está investigando um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por suspeita de envolvimento em esquema de fraudes previdenciárias.

De acordo com as autoridades, o funcionário público teria autorizado indevidamente mais de 20 mil desbloqueios de benefícios, possibilitando a liberação de empréstimos sem o conhecimento ou autorização dos beneficiários ou de seus representantes.

Esquema causou prejuízo milionário

O servidor investigado estaria envolvido nas fraudes desde setembro de 2023, atuando diretamente no sistema do INSS para liberar os empréstimos irregulares. Segundo a Polícia Federal, o esquema operava em diversos estados e causou prejuízos milionários.

A operação faz parte de uma força-tarefa que visa combater fraudes previdenciárias em todo o país. O INSS e a Polícia Federal trabalham de forma integrada para identificar e punir responsáveis por desvios que comprometem os recursos destinados a milhões de brasileiros. O servidor público poderá responder por inserção de dados falsos em sistemas públicos e corrupção, segundo o Código Penal. A investigação busca identificar o total de valores desviados e se há outros envolvidos no esquema.

Fonte: CNN Brasil

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF3 concede aposentadoria especial para dentista por exposição a agentes biológicos

Aposentadoria especial garantida: TRF3 confirma direito de dentista exposto a agentes biológicos

Por Equipe IEPREV em 7 de Novembro de 2025

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
STJ publica acórdão do Tema 1124, confira tese fixada e julgamento na íntegra

STJ fixa diretrizes sobre interesse de agir e efeitos financeiros em ações previdenciárias: saiba o que muda com o Tema 1124

Por Equipe IEPREV em 6 de Novembro de 2025

INSSÚltimas notícias
Câmara aprova aumento gradual da licença-paternidade e custeio pelo INSS

Licença-paternidade ampliada: mais tempo para cuidar, mais segurança para a família.

Por Equipe IEPREV em 5 de Novembro de 2025

Ver todos