Servidor do INSS é investigado por fraude em mais de 20 mil empréstimos irregulares

O servidor investigado estaria envolvido nas fraudes desde setembro de 2023, atuando diretamente no sistema do INSS para liberar os empréstimos irregulares.

A Polícia Federal em Sergipe está investigando um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por suspeita de envolvimento em esquema de fraudes previdenciárias.

De acordo com as autoridades, o funcionário público teria autorizado indevidamente mais de 20 mil desbloqueios de benefícios, possibilitando a liberação de empréstimos sem o conhecimento ou autorização dos beneficiários ou de seus representantes.

Esquema causou prejuízo milionário

O servidor investigado estaria envolvido nas fraudes desde setembro de 2023, atuando diretamente no sistema do INSS para liberar os empréstimos irregulares. Segundo a Polícia Federal, o esquema operava em diversos estados e causou prejuízos milionários.

A operação faz parte de uma força-tarefa que visa combater fraudes previdenciárias em todo o país. O INSS e a Polícia Federal trabalham de forma integrada para identificar e punir responsáveis por desvios que comprometem os recursos destinados a milhões de brasileiros. O servidor público poderá responder por inserção de dados falsos em sistemas públicos e corrupção, segundo o Código Penal. A investigação busca identificar o total de valores desviados e se há outros envolvidos no esquema.

Fonte: CNN Brasil

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF6 reconhece tempo especial por exposição a GLP e afasta aplicação do Tema 1209 do STF

Decisão confirma enquadramento especial por periculosidade e reforça que julgamento do STF sobre vigilantes não alcança casos de exposição a inflamáveis

Por Equipe IEPREV em 15 de Agosto de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 reconhece atividade especial de frentista por exposição a benzeno e periculosidade

Decisão reforça que exposição habitual a agentes cancerígenos e risco com inflamáveis garante enquadramento como tempo especial

Por Equipe IEPREV em 13 de Agosto de 2025

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
INSS suspende o Agibank como banco pagador da folha de benefícios

Medida foi motivada por irregularidades como interceptação do atendimento oficial, retenção indevida de valores e recusa de portabilidade de benefícios

Por Equipe IEPREV em 12 de Agosto de 2025

Ver todos