Servidor do INSS é investigado por fraude em mais de 20 mil empréstimos irregulares

O servidor investigado estaria envolvido nas fraudes desde setembro de 2023, atuando diretamente no sistema do INSS para liberar os empréstimos irregulares.

Por Equipe IEPREV em 16 de Maio de 2025

A Polícia Federal em Sergipe está investigando um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por suspeita de envolvimento em esquema de fraudes previdenciárias.

De acordo com as autoridades, o funcionário público teria autorizado indevidamente mais de 20 mil desbloqueios de benefícios, possibilitando a liberação de empréstimos sem o conhecimento ou autorização dos beneficiários ou de seus representantes.

Esquema causou prejuízo milionário

O servidor investigado estaria envolvido nas fraudes desde setembro de 2023, atuando diretamente no sistema do INSS para liberar os empréstimos irregulares. Segundo a Polícia Federal, o esquema operava em diversos estados e causou prejuízos milionários.

A operação faz parte de uma força-tarefa que visa combater fraudes previdenciárias em todo o país. O INSS e a Polícia Federal trabalham de forma integrada para identificar e punir responsáveis por desvios que comprometem os recursos destinados a milhões de brasileiros. O servidor público poderá responder por inserção de dados falsos em sistemas públicos e corrupção, segundo o Código Penal. A investigação busca identificar o total de valores desviados e se há outros envolvidos no esquema.

Fonte: CNN Brasil

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 afasta aplicação do Tema 1124 do STJ ao reconhecer que perícia judicial teve caráter apenas acessório na comprovação do tempo especial

TRF4 afastou a aplicação do Tema 1124/STJ, mesmo tendo sido produzida prova pericial da atividade especial em juízo.

Por Equipe IEPREV em 28 de Novembro de 2025

AposentadoriaINSSÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de mecânico de automóveis exposto a agentes químicos e determina revisão de aposentadoria

Mecânico exposto a agentes químicos tem direito reconhecido à aposentadoria especial pelo TRF3

Por Equipe IEPREV em 26 de Novembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU reafirma que trabalho rural antes dos 12 anos pode ser reconhecido e veda fundamentações genéricas para negar o período

Trabalho rural infantil conta — e a TNU reforça: negar com argumentos genéricos não é opção.

Por Equipe IEPREV em 25 de Novembro de 2025

Ver todos