Capa

STF anula lei do Rio de Janeiro que exigia prova de vida em domicílio para aposentados

A decisão reforça que os estados e o Distrito Federal só podem legislar sobre o sistema previdenciário referente aos seus próprios servidores públicos, sempre observando as normas estabelecidas pela União.

Foto do autor

Por Equipe IEPREV em 7 de Março de 2025

O Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou uma lei do Estado do Rio de Janeiro que obrigava os bancos a realizarem a prova de vida de beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) em domicílio ou outro local indicado.

Conforme a legislação, as instituições financeiras deveriam prestar atendimento a pessoas com mais de 60 anos que apresentassem atestado médico comprovando a incapacidade de comparecer à agência para realizar o cadastro ou o recebimento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Decisão do STF

O Plenário do STF acompanhou o voto do relator, ministro Dias Toffoli, que argumentou que a Lei Federal 8.212/1991 já regulamenta essa questão, não sendo de competência estadual criar normas sobre o tema. Ademais, o ministro citou precedentes do STF que declararam inconstitucionais leis estaduais que criam regras sobre benefícios assistenciais e previdenciários em desacordo com a legislação federal.

A decisão reforça que os estados e o Distrito Federal só podem legislar sobre o sistema previdenciário referente aos seus próprios servidores públicos, sempre observando as normas estabelecidas pela União.

Fonte: STF

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora com 8 dias de garantia.

Colunista desde

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

Análista de Conteúdo

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

Capa da publicação
PensãoÚltimas notícias
Justiça Federal condena mulher que ocultou união estável para manter pensão por morte de militar

Omissão de relacionamento convivencial para manutenção de benefício militar configura fraude e gera condenação criminal no Rio Grande do Sul.

Foto do autor

Por Equipe IEPREV em 8 de Junho de 2026

Capa da publicação
INSSÚltimas notícias
STJ definirá se descontos indevidos em benefícios previdenciários geram dano moral presumido

STJ define rito de recursos repetitivos para avaliar o impacto de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Foto do autor

Por Equipe IEPREV em 1 de Junho de 2026

Capa da publicação
INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF3 garante Benefício Assistencial a mulher com graves limitações de saúde e vulnerabilidade social

Decisão unânime do TRF3 reafirma que a vulnerabilidade social e as limitações físicas definitivas garantem o direito ao amparo assistencial, mesmo sem incapacidade total.

Foto do autor

Por Equipe IEPREV em 29 de Maio de 2026

Ver todos