Tema 1321: STJ irá julgar prescrição contra pessoa com deficiência mental ou intelectual

O resultado terá efeito vinculante e trará segurança jurídica sobre um ponto essencial para o Direito Previdenciário.

Por Dr. Lucas Cardoso em 21 de Maio de 2025

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) afetou o Tema Repetitivo 1321, que trata da controvérsia sobre a incidência da prescrição contra pessoa com deficiência mental ou intelectual, após a entrada em vigor da Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

A questão submetida a julgamento é a seguinte:

"Incidência de prescrição contra pessoa com deficiência mental ou intelectual, após a vigência da Lei 13.146/2015, que não mais inclui entre os absolutamente incapazes a pessoa que, por enfermidade ou deficiência, não tiver o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil."

Com a afetação do tema, o STJ determinou a suspensão nacional do processamento de todos os processos, individuais ou coletivos, que tratem de idêntica questão jurídica, até o julgamento final do repetitivo.

A controvérsia está cadastrada sob o número 677/STJ e será julgada sob o rito dos recursos repetitivos (Tema 1321), o que conferirá à futura decisão eficácia vinculante para os demais órgãos do Poder Judiciário, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

A discussão é de grande relevância para o Direito Previdenciário, especialmente no que se refere à proteção dos direitos das pessoas com deficiência e à interpretação sistemática do Estatuto da Pessoa com Deficiência em conjunto com as regras sobre prescrição e incapacidade civil.

O Instituto de Estudos Previdenciários (IEPREV) seguirá acompanhando de perto os desdobramentos do caso, mantendo o público informado sobre as atualizações e os posicionamentos adotados pela Corte.

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2024

Sobre o autor desse conteúdo

Dr. Lucas Cardoso

Formado em Direito pela Universidade Franciscana (UFN), Lucas Cardoso Furtado é especialista em Direito Previdenciário.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 afasta aplicação do Tema 1124 do STJ ao reconhecer que perícia judicial teve caráter apenas acessório na comprovação do tempo especial

TRF4 afastou a aplicação do Tema 1124/STJ, mesmo tendo sido produzida prova pericial da atividade especial em juízo.

Por Equipe IEPREV em 28 de Novembro de 2025

AposentadoriaINSSÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de mecânico de automóveis exposto a agentes químicos e determina revisão de aposentadoria

Mecânico exposto a agentes químicos tem direito reconhecido à aposentadoria especial pelo TRF3

Por Equipe IEPREV em 26 de Novembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU reafirma que trabalho rural antes dos 12 anos pode ser reconhecido e veda fundamentações genéricas para negar o período

Trabalho rural infantil conta — e a TNU reforça: negar com argumentos genéricos não é opção.

Por Equipe IEPREV em 25 de Novembro de 2025

Ver todos