TJ-SP confirma condenação por apropriação indevida de BPC/LOAS: Homem se apropriou benefício de filho com deficiência

O magistrado apontou que o réu utilizou os valores depositados na conta corrente para fins pessoais, desviando-os de sua destinação original.

Por Equipe IEPREV em 5 de Março de 2025

A 6ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) confirmou a decisão da Vara Única de Santa Rosa de Viterbo, que condenou um homem pela apropriação indevida do Benefício Assistencial (BPC/LOAS) de seu filho.

Entenda o Caso

A criança de sete anos, que possui deficiência e é beneficiária do BPC/LOAS, estava até 2022 sob os cuidados do pai, até que a guarda foi transferida para a tia paterna. Após essa mudança, o pai passou a reter indevidamente o benefício da criança, apropriando-se de seis parcelas do BPC/LOAS. Além disso, ele desviou valores de dois empréstimos vinculados ao benefício, totalizando mais de R$ 15 mil.

Decisão do TJSP

Ao analisar o caso, o relator responsável destacou que as provas apresentadas foram claras em demonstrar que o réu se apropriou do benefício destinado ao filho com deficiência. O magistrado apontou que o réu utilizou os valores depositados na conta corrente para fins pessoais, desviando-os de sua destinação original.

Fonte: TJSP

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF3 concede aposentadoria especial para dentista por exposição a agentes biológicos

Aposentadoria especial garantida: TRF3 confirma direito de dentista exposto a agentes biológicos

Por Equipe IEPREV em 7 de Novembro de 2025

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
STJ publica acórdão do Tema 1124, confira tese fixada e julgamento na íntegra

STJ fixa diretrizes sobre interesse de agir e efeitos financeiros em ações previdenciárias: saiba o que muda com o Tema 1124

Por Equipe IEPREV em 6 de Novembro de 2025

INSSÚltimas notícias
Câmara aprova aumento gradual da licença-paternidade e custeio pelo INSS

Licença-paternidade ampliada: mais tempo para cuidar, mais segurança para a família.

Por Equipe IEPREV em 5 de Novembro de 2025

Ver todos