TRF3 concede Benefício Assistencial (BPC/LOAS) para mulher com epilepsia

TRF3 determina concessão do BPC/LOAS a mulher com epilepsia. Decisão reconhece incapacidade laboral e situação de vulnerabilidade social.

A 10° Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou a concessão, por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS) a uma mulher diagnosticada com epilepsia. 

Com base nos autos do processo, a autora recorreu à Justiça argumentando que sofre com crises epilépticas desde os 11 anos, condição que se agravou ao longo do tempo e a impede de trabalhar. Inicialmente, a Justiça Estadual em Rosana/SP, atuando sob competência delegada, negou o pedido. Diante disso, ela recorreu ao TRF3.

Entenda a decisão do TRF3

Ao analisar o caso, o relator destacou que um laudo pericial confirmou o diagnóstico de epilepsia. Segundo ele, o documento ressalta que a doença ainda é alvo de preconceitos devido à falta de informação sobre suas crises e impactos na vida cotidiana.

Ademais, um estudo social anexado ao processo revelou que a mulher vive em uma casa alugada com estrutura precária. A família sobrevive com uma renda mensal per capita inferior a meio salário mínimo, composta majoritariamente por auxílios de programas sociais do governo.

Sendo assim, o TRF3 determinou que o INSS conceda o benefício assistencial a partir da data do requerimento administrativo, garantindo à mulher o suporte financeiro necessário para lidar com sua condição de saúde e situação socioeconômica. A decisão reconhece que a doença compromete a autonomia social e capacidade laboral da mulher.

Fonte: TRF3

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF6 reconhece tempo especial por exposição a GLP e afasta aplicação do Tema 1209 do STF

Decisão confirma enquadramento especial por periculosidade e reforça que julgamento do STF sobre vigilantes não alcança casos de exposição a inflamáveis

Por Equipe IEPREV em 15 de Agosto de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 reconhece atividade especial de frentista por exposição a benzeno e periculosidade

Decisão reforça que exposição habitual a agentes cancerígenos e risco com inflamáveis garante enquadramento como tempo especial

Por Equipe IEPREV em 13 de Agosto de 2025

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
INSS suspende o Agibank como banco pagador da folha de benefícios

Medida foi motivada por irregularidades como interceptação do atendimento oficial, retenção indevida de valores e recusa de portabilidade de benefícios

Por Equipe IEPREV em 12 de Agosto de 2025

Ver todos