TRF4: Homem com visão monocular tem pedido de aposentadoria por invalidez negado

Conforme o processo, o segurado ajuizou ação alegando ter perdido a visão do olho direito em 2011, motivo pelo qual recebia o auxílio-acidente.

A 1ª Vara Federal de Palmeira das Missões (RS) negou o pedido de aposentadoria por invalidez feito por um morador local, acometido por visão monocular no olho direito.

Conforme o processo, o segurado ajuizou ação alegando ter perdido a visão do olho direito em 2011, motivo pelo qual recebia o auxílio-acidente. Ele solicitou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a conversão do benefício em aposentadoria por invalidez permanente, mas o pedido foi negado.

A Decisão da Vara

Ao analisar o caso, o juiz constatou a partir da perícia médica que, embora o segurado tenha cegueira em um dos olhos, isso não o impede de realizar suas atividades profissionais. O laudo pericial destacou que ele ocupa um cargo administrativo e trabalha com o uso constante de telas e leitura. Embora a cegueira em um olho dificulte suas funções, ela não é suficiente para caracterizar a incapacidade laboral.

Dessa forma, o juiz concluiu que um dos requisitos necessários para a concessão do benefício de incapacidade não foi atendido, a incapacidade para o trabalho. Ainda seja possível recorrer da decisão nas Turmas Recursais.

Fonte: TRF4

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF6 reconhece tempo especial por exposição a GLP e afasta aplicação do Tema 1209 do STF

Decisão confirma enquadramento especial por periculosidade e reforça que julgamento do STF sobre vigilantes não alcança casos de exposição a inflamáveis

Por Equipe IEPREV em 15 de Agosto de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 reconhece atividade especial de frentista por exposição a benzeno e periculosidade

Decisão reforça que exposição habitual a agentes cancerígenos e risco com inflamáveis garante enquadramento como tempo especial

Por Equipe IEPREV em 13 de Agosto de 2025

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
INSS suspende o Agibank como banco pagador da folha de benefícios

Medida foi motivada por irregularidades como interceptação do atendimento oficial, retenção indevida de valores e recusa de portabilidade de benefícios

Por Equipe IEPREV em 12 de Agosto de 2025

Ver todos