TRF4: Homem com visão monocular tem pedido de aposentadoria por invalidez negado

Conforme o processo, o segurado ajuizou ação alegando ter perdido a visão do olho direito em 2011, motivo pelo qual recebia o auxílio-acidente.

Por Equipe IEPREV em 10 de Janeiro de 2025

A 1ª Vara Federal de Palmeira das Missões (RS) negou o pedido de aposentadoria por invalidez feito por um morador local, acometido por visão monocular no olho direito.

Conforme o processo, o segurado ajuizou ação alegando ter perdido a visão do olho direito em 2011, motivo pelo qual recebia o auxílio-acidente. Ele solicitou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a conversão do benefício em aposentadoria por invalidez permanente, mas o pedido foi negado.

A Decisão da Vara

Ao analisar o caso, o juiz constatou a partir da perícia médica que, embora o segurado tenha cegueira em um dos olhos, isso não o impede de realizar suas atividades profissionais. O laudo pericial destacou que ele ocupa um cargo administrativo e trabalha com o uso constante de telas e leitura. Embora a cegueira em um olho dificulte suas funções, ela não é suficiente para caracterizar a incapacidade laboral.

Dessa forma, o juiz concluiu que um dos requisitos necessários para a concessão do benefício de incapacidade não foi atendido, a incapacidade para o trabalho. Ainda seja possível recorrer da decisão nas Turmas Recursais.

Fonte: TRF4

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 afasta aplicação do Tema 1124 do STJ ao reconhecer que perícia judicial teve caráter apenas acessório na comprovação do tempo especial

TRF4 afastou a aplicação do Tema 1124/STJ, mesmo tendo sido produzida prova pericial da atividade especial em juízo.

Por Equipe IEPREV em 28 de Novembro de 2025

AposentadoriaINSSÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de mecânico de automóveis exposto a agentes químicos e determina revisão de aposentadoria

Mecânico exposto a agentes químicos tem direito reconhecido à aposentadoria especial pelo TRF3

Por Equipe IEPREV em 26 de Novembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU reafirma que trabalho rural antes dos 12 anos pode ser reconhecido e veda fundamentações genéricas para negar o período

Trabalho rural infantil conta — e a TNU reforça: negar com argumentos genéricos não é opção.

Por Equipe IEPREV em 25 de Novembro de 2025

Ver todos