TRF6 admite conversão de benefício assistencial em aposentadoria por invalidez para trabalhador rural

TRF6 reafirma: é possível converter benefício assistencial em aposentadoria por invalidez quando os requisitos já estavam presentes na DER.

Por Equipe IEPREV em 1 de Dezembro de 2025

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) reconheceu a possibilidade de converter benefício assistencial em aposentadoria por invalidez quando, na data do requerimento administrativo, já estavam presentes os requisitos para a concessão de benefício previdenciário por incapacidade. A decisão foi proferida pela 1ª Turma – Prev/Serv, em sessão presencial realizada em 25 de novembro de 2025, sob relatoria do Desembargador Federal Edilson Vitorelli Diniz Lima.

 

Entenda o caso

Na origem, o autor ajuizou ação pleiteando benefício por incapacidade, na forma de aposentadoria por invalidez, como segurado especial rural. A sentença de primeiro grau julgou o pedido improcedente, sob o fundamento de ausência de comprovação da qualidade de segurado especial.

No recurso ao TRF6, a parte autora sustentou que, à época do requerimento administrativo realizado em 1993, o INSS teria concedido equivocadamente benefício de renda mensal vitalícia por invalidez (de natureza assistencial), quando, na realidade, já estariam preenchidos os requisitos para a concessão de benefício previdenciário por incapacidade, na condição de segurado especial rural. Pediu, assim, a conversão do benefício assistencial em aposentadoria por invalidez.

 

Prova da condição de segurado especial e incapacidade

O colegiado partiu do regime jurídico dos benefícios por incapacidade, destacando que aposentadoria por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente) e auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária) exigem, cumulativamente: qualidade de segurado, carência (quando exigida) e incapacidade laboral, nos termos dos arts. 25, I, 39, I, 42 e 59 da Lei 8.213/91.

No caso concreto, a incapacidade do autor foi considerada incontroversa, uma vez que a própria autarquia previdenciária havia reconhecido a invalidez ao conceder a renda mensal vitalícia por incapacidade na via administrativa.

A discussão, na instância recursal, concentrou-se na qualidade de segurado especial rural à época da DER. Para comprovar o labor rurícola, o autor apresentou, entre outros documentos, certidão de casamento (1970), certidões de nascimento dos filhos (1972, 1976 e 1987) e carteira de sindicato de trabalhadores rurais datada de 1993. Esses elementos foram considerados início razoável de prova material, devidamente corroborado por prova testemunhal firme e coerente, no sentido de que o autor sempre exerceu atividades exclusivamente rurais.

Aplicando a jurisprudência consolidada do STJ e da TNU sobre a flexibilização probatória em favor do segurado especial – inclusive quanto ao uso de documentos em nome de membros do grupo familiar – o TRF6 concluiu pela comprovação da condição de segurado especial no período de carência exigido, considerando a data da DER em 1993.

 

Conversão do benefício e efeitos financeiros

Reconhecidos qualidade de segurado, carência e incapacidade laboral, a 1ª Turma reformou integralmente a sentença para determinar a conversão do benefício assistencial (renda mensal vitalícia por incapacidade) em aposentadoria por invalidez, fixando a data de início do benefício (DIB) na data do requerimento administrativo.

No acórdão, a tese de julgamento assentou expressamente que:

"O benefício assistencial pode ser convertido em benefício previdenciário quando demonstrado que o beneficiário preenchia os requisitos legais à época do requerimento administrativo."

Em razão do longo lapso temporal entre a DER e o ajuizamento da ação, o colegiado reconheceu a incidência da prescrição quinquenal, nos termos do art. 103, parágrafo único, da Lei 8.213/91 e da Súmula 85 do STJ, limitando os atrasados aos cinco anos anteriores à propositura da ação.

O acórdão também destacou a regra de inacumulabilidade entre benefício assistencial e benefício previdenciário, determinando a compensação dos valores já recebidos a título de renda mensal vitalícia, nos termos do art. 115, II, da Lei 8.213/91 e do art. 20, § 4º, da Lei 8.742/93.

 

Tese fixada pelo TRF6

Ao final, a 1ª Turma aprovou tese em três pontos, que sistematiza os principais fundamentos do julgado, dentre os quais se destaca, para a prática previdenciária:

"O benefício assistencial pode ser convertido em benefício previdenciário quando demonstrado que o beneficiário preenchia os requisitos legais à época do requerimento administrativo."

A formulação expressa dessa tese reforça a possibilidade de revisão, na via judicial, de benefícios assistenciais concedidos em lugar de benefícios previdenciários por incapacidade, quando a prova demonstra que, desde a DER, o segurado já preenchia as exigências legais para aposentadoria por invalidez.

Processo: TRF6, Apelação Cível nº 1006434-95.2020.4.01.9999/MG, 1ª Turma – Prev/Serv, rel. Des. Fed. Edilson Vitorelli Diniz Lima, j. 25/11/2025. Acórdão.

 

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O Instituto de Estudos Previdenciários (IEPREV), fundando em 2006 é uma instituição de destaque no cenário nacional, dedicada ao estudo, pesquisa e disseminação de conhecimento na área previdenciária. Fundado com o objetivo de promover a educação continuada e o aprimoramento técnico de profissionais que atuam no campo da previdência, o IEPREV tem se consolidado como uma referência para advogados, contadores, servidores públicos e demais interessados no tema. Além da atuação educacional e tecnologia, o IEPREV desempenha um papel fundamental na defesa dos direitos previdenciários por meio de iniciativas de grande impacto social. O Instituto elabora notas técnicas para orientar a advocacia e a sociedade em temas relevantes, participa ativamente como Amicus Curiae em ações judiciais estratégicas, contribuindo com pareceres técnicos para fortalecer teses em defesa dos segurados.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSÚltimas notícias
PEC e STF convergem para o fim da "Aposentadoria Premiada" na Magistratura

Decisão do Supremo e avanço de proposta no Senado buscam extinguir a aposentadoria compulsória como punição disciplinar para juízes e promotores.

Por Equipe IEPREV em 15 de Abril de 2026

AposentadoriaÚltimas notícias
Justiça Federal garante aposentadoria especial a comissária de voo após 26 anos de serviço

Decisão da 1ª Vara Federal de Santos reconhece exposição a agentes nocivos e determina que INSS conceda o benefício.

Por Equipe IEPREV em 14 de Abril de 2026

Benefícios previdenciáriosÚltimas notícias
TRU4 veda desconto automático em folha para cobrança de contribuições previdenciárias atrasadas

Decisão reafirma que valores devidos ao PSS possuem natureza tributária e devem seguir ritos do Código Tributário Nacional, impedindo a retenção direta nos rendimentos do servidor.

Por Equipe IEPREV em 9 de Abril de 2026

Ver todos