Como calcular honorários conforme o Tema 1.050 do STJ? Entenda!

Valores recebidos pelo segurado na via administrativa durante o processo judicial não devem ser considerados para o cálculo dos honorários de sucumbência.

Por Dr. Lucas Cardoso em 24 de Outubro de 2024

Valores recebidos pelo segurado na via administrativa durante o processo judicial não devem ser considerados para o cálculo dos honorários de sucumbência. Foi isso que decidiu o Superior Tribunal de Justiça (STJ) no julgamento do Tema 1.050.

Essa questão requer muito cuidado, pois o INSS frequentemente não observa a decisão do STJ nos seus cálculos de execução invertida

O IeprevCalc é a ferramenta perfeita para impugnar os cálculos do INSS. Vamos entender como a seguir.

Entendendo a tese do Tema 1.050 do STJ

De início, vale reproduzir a tese na íntegra

Tema 1.050 STJ: O eventual pagamento de benefício previdenciário na via administrativa, seja ele total ou parcial, após a citação válida, não tem o condão de alterar a base de cálculo para os honorários advocatícios fixados na ação de conhecimento, que será composta pela totalidade dos valores devidos.

Em resumo, definiu o STJ que valores recebidos na via administrativa durante o processo não devem ser considerados para o cálculo da sucumbência, mesmo quando se tratarem de benefícios inacumuláveis. 

Portanto, a base de cálculo para a sucumbência é o total dos valores vencidos do benefício concedido judicialmente, até a decisão sentença/acórdão (Súmula 111 do STJ).

Aliás, no julgamento foi esclarecido que, para efeito de cálculo de verba honorária, o proveito econômico não é sinônimo de valor executado, mas sim equivale ao proveito jurídico, materializado no valor total do benefício concedido judicialmente (diga-se de passagem, via trabalho do advogado).

Essa decisão deve ser aplicada em todos os processos previdenciários. Seguindo a sistemática do artigo 927 do novo Código de Processo Civil, o tema 1.050 possui eficácia vinculante e deverá ser seguido obrigatoriamente por todos os Juízes e Tribunais brasileiros.

Calculando honorários conforme o Tema 1.050

Como já mencionado, muitas vezes o INSS não aplica o Tema 1.050 do STJ em seus cálculos de execução invertida, considerando na base da sucumbência outros valores recebidos durante o processo. Nessa situação, é preciso apresentar cálculos próprios de liquidação.

O IeprevCalc possui ferramenta precisa e eficiente para elaboração de cálculo de liquidação de sentença, na qual é possível calcular a verba honorária nos exatos termos do Tema 1.050.

Vamos a um passo a passo. Primeiramente, acesse o módulo liquidação de sentença. Após, na aba “Honorários Advocatícios”, escolha a opção “Percentual de Honorários Sobre: Valor Total do Benefício Devido”. Assim:

Captura De Tela 2025 07 02 142551

Pronto, agora o valor dos honorários de sucumbência vão estar corretamente calculados, conforme a tese do Tema 1.050 do STJ.

Caso tenham permanecido dúvidas, acesse o suporte do IeprevCalc no canto inferior esquerdo da plataforma:

Captura De Tela 2025 06 16 105857

Será um prazer ajudar você.

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora com 8 dias de garantia.

Colunista desde 2024

Sobre o autor desse conteúdo

Dr. Lucas Cardoso

Formado em Direito pela Universidade Franciscana (UFN), Lucas Cardoso Furtado é especialista em Direito Previdenciário.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

Salário-maternidadeÚltimas notícias
Queda na carência faz concessões de salário-maternidade dobrarem no INSS

Decisão do STF que igualou regras para autônomas e seguradas especiais impulsiona pedidos administrativos e gera reflexos no orçamento previdenciário.

Por Equipe IEPREV em 22 de Maio de 2026

Benefícios previdenciáriosÚltimas notícias
TRU da 4ª Região valida período de benefício por incapacidade como tempo de contribuição após a Reforma

Decisão unânime da Turma Regional de Uniformização garante que intervalos com auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez contem para aposentadoria, desde que haja recolhimento intercalado.

Por Equipe IEPREV em 21 de Maio de 2026

INSSÚltimas notícias
TRF3 condena INSS a indenizar idosa de 97 anos após negativa indevida de pensão por morte

O TRF3 condenou o INSS a pagar R$ 10 mil em danos morais a uma idosa de 97 anos. A autarquia negou indevidamente a pensão por morte do marido, ignorando que o benefício pode ser acumulado com a pensão do filho. Confira os detalhes do caso.

Por Equipe IEPREV em 19 de Maio de 2026

Ver todos