Tema 217 da TNU e a FUNGIBILIDADE entre os benefícios por incapacidade e assistencial

Fungibilidade: quando o benefício correto pode ser conquistado mesmo sem pedido administrativo específico.

Por Dr. Matheus Azzulin em 1 de Setembro de 2025

A discussão sobre a fungibilidade entre benefícios por incapacidade e o benefício assistencial tem se mostrado muito relevante na advocacia previdenciária. 

Trata-se de um tema que, embora consolidado na jurisprudência, ainda gera dúvidas práticas na atuação de muitos(as) colegas, especialmente na definição da melhor estratégia a ser adotada em juízo.

 

Benefícios previdenciários e assistenciais

É importante relembrar a natureza dos benefícios envolvidos. No âmbito previdenciário, temos:

 

  • Aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez);

  • Auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença);

  • Auxílio-acidente.

Já na esfera assistencial:

  • Benefício assistencial à pessoa com deficiência;

  • Benefício assistencial ao idoso.

Em linhas gerais, portanto, são cinco os benefícios por incapacidade e assistencial.

Nesse blog, vou lhe mostrar que é possível requerer em juízo benefício diverso do que foi postulado na via administrativa.

 

Falta de conhecimento técnico e dever de orientação

Pois bem! Grande parte dos requerentes são pessoas humildes, de baixa instrução, que muitas vezes protocolam pedidos administrativos sem a representação de advogado, o que pode gerar equívocos, como a solicitação de benefício diverso daquele que efetivamente faz jus

Isso é totalmente compreensível, tendo em conta a complexidade da matéria previdenciária.

E isso não é um problema (pelo menos não deveria ser…). Afinal, em âmbito administrativo, o Enunciado nº 01 do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) estabelece o dever do INSS de orientar o segurado em busca do melhor benefício:

ENUNCIADO 01
A Previdência Social deve conceder o melhor benefício a que o beneficiário fizer jus, cabendo ao servidor orientá-lo nesse sentido.

Assim, na hipótese de indeferimento de auxílio por incapacidade temporária, deverá o INSS verificar juntamente ao segurado eventual direito a auxílio-acidente ou benefício assistencial, por exemplo.

Na prática, entretanto, sabemos que a aplicação desse enunciado é limitada, sendo comum a manutenção de indeferimentos, mesmo quando outra espécie de benefício seria cabível.

 

Fungibilidade na via judicial

Na esfera judicial, a evolução jurisprudencial tem sido favorável. A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) julgou o tema nº Tema 217, fixando a seguinte tese:

Em relação ao benefício assistencial e aos benefícios por incapacidade, é possível conhecer de um deles em juízo, ainda que não seja o especificamente requerido na via administrativa, desde que preenchidos os requisitos legais, observando-se o contraditório e o disposto no artigo 9º e 10 do CPC.

Essa orientação consolidou a possibilidade de o advogado, diante de um indeferimento administrativo, elaborar a Petição Inicial com maior amplitude, postulando também benefício diverso, desde que comprovados os requisitos legais.

A título de exemplo, em demandas dessa natureza eu costumo formular meus pedidos na Petição Inicial da seguinte forma:

Image

 

DICA: esse print é de uma Petição Inicial que está disponível na plataforma do IEPREV PREMIUM. Ao fim desse blog há o link para acesso à petição.

 

Jurisprudência 

A jurisprudência dos tribunais é no mesmo sentido da decisão firmada pela TNU, vejam:

[...] 8. Conquanto, nessa ocasião, a parte autora tenha requerido o amparo social à pessoa com deficiência, tal data deve ser considerada termo inicial da aposentadoria por incapacidade permanente, em razão da fungibilidade das ações previdenciárias, até porque é prática comum em agências do INSS orientar o trabalhador a requerer o benefício assistencial quando há dúvida sobre sua condição de segurado, visto que tal benefício não exige essa condição nem o cumprimento de carência. [...] IV. DISPOSITIVO E TESE. [...] Tese de julgamento: [...] 4. A fungibilidade dos pedidos previdenciários autoriza a concessão de aposentadoria por incapacidade permanente, ainda que, no requerimento administrativo, tenha sido solicitado benefício assistencial, especialmente quando houver indícios de que o segurado foi orientado a formular pedido diverso do que lhe seria mais adequado. [...] (TRF 3ª Região, 7ª Turma, ApCiv - APELAÇÃO CÍVEL - 5002302-50.2023.4.03.6123, Rel. Desembargadora Federal INES VIRGINIA PRADO SOARES, julgado em 15/04/2025, DJEN DATA: 24/04/2025)

EMENTA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO. AUXÍLIO-DOENÇA. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. INCAPACIDADE PREEXISTENTE AO   INGRESSO NO RGPS. PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE. POSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO ASSISTENCIAL. NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE ESTUDO SOCIAL. SENTENÇA ANULADA. [...] 2. A jurisprudência deste Regional consagrou a fungibilidade dos benefícios previdenciários de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e benefício assistencial ao deficiente, uma vez que todos possuem como requisito a redução ou supressão da capacidade laboral. 3. Anulada, de ofício, a sentença para a realização de estudo socioeconômico, diante da possibilidade de eventual concessão de benefício assistencial. (TRF4, AC 5000063-17.2023.4.04.7135, 5ª Turma, Relator para Acórdão HERMES SIEDLER DA CONCEIÇÃO JÚNIOR, julgado em 21/08/2025)

 

E aí, pessoal, vocês já conheciam esse entendimento? Espero que esse conteúdo seja útil para vocês!

 

Com relação à matéria tratada no blog de hoje, indico o seguinte modelo de Petição Inicial:

 

Se você ainda não conhece, vou deixar o link da maior e mais completa plataforma de direito previdenciário para advogados(as):

 

Grande abraço e até a próxima!

 

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2024

Sobre o autor desse conteúdo

Dr. Matheus Azzulin

Formado em Direito pela Universidade Franciscana (UFN), Matheus Teixeira Azzulin é especialista em Direito Previdenciário.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 afasta aplicação do Tema 1124 do STJ ao reconhecer que perícia judicial teve caráter apenas acessório na comprovação do tempo especial

TRF4 afastou a aplicação do Tema 1124/STJ, mesmo tendo sido produzida prova pericial da atividade especial em juízo.

Por Equipe IEPREV em 28 de Novembro de 2025

AposentadoriaINSSÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de mecânico de automóveis exposto a agentes químicos e determina revisão de aposentadoria

Mecânico exposto a agentes químicos tem direito reconhecido à aposentadoria especial pelo TRF3

Por Equipe IEPREV em 26 de Novembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU reafirma que trabalho rural antes dos 12 anos pode ser reconhecido e veda fundamentações genéricas para negar o período

Trabalho rural infantil conta — e a TNU reforça: negar com argumentos genéricos não é opção.

Por Equipe IEPREV em 25 de Novembro de 2025

Ver todos