Ter um Banco de Laudos é indispensável na Advocacia Previdenciária

Domine a prova técnica: o Banco de Laudos transforma processos de tempo especial e aumenta sua segurança na instrução.

Por Equipe IEPREV em 26 de Novembro de 2025

Quem atua em processos de reconhecimento de tempo especial sabe bem: a falta de documentação é, muitas vezes, a maior dificuldade do processo.

E isso pode ocorrer por diferentes motivos, dos quais se destaca:

  • a empresa encerrou as atividades;

  • o empregador se recusa a fornecer PPP/LTCAT;

  • os documentos foram elaborados de forma incompleta ou com dados inconsistentes.

O resultado é sempre o mesmo: o(a) advogado(a) é obrigado(a) a encontrar alternativas para superar essas barreiras e, sem um caminho seguro, corre o risco de ver o pedido indeferido por ausência de provas da atividade especial.

 

Tenha um Banco de Laudos!

Nesses casos, ter um banco de laudos técnicos de atividade especial pode fazer toda a diferença. Além de ganhar velocidade na busca pelo laudo ideal, o(a) advogado(a) possui maior assertividade em encontrar o laudo perfeito para o caso concreto.

Esses laudos paradigma podem ser utilizados como:

  • prova por similaridade, quando não há documento da empresa em que o segurado trabalhou (ex.: empresa inativa);

  • reforço probatório, quando o PPP apresentado é impreciso ou incompleto;

  • base para solicitar perícia técnica judicial, quando há divergência entre os documentos emitidos pela empresa (PPP e LTCAT, por exemplo).

Em vez de o(a) advogado(a) perder horas vasculhando processos previdenciários ou pedir auxílio a colegas, o Banco de Laudos oferece acesso rápido, categorizado e tecnicamente confiável.

É exatamente o tipo de ferramenta que reduz tempo de pesquisa, aumenta produtividade e dá segurança para atuar com precisão.

 

Nesse contexto, a utilização de laudos técnicos por similaridade para comprovação de atividade especial é amplamente aceita pela jurisprudência.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. ALEGAÇÃO DE OMISSÃO. UTILIZAÇÃO DE LAUDO TÉCNICO POR SIMILARIDADE. EXISTÊNCIA DE PPP/LTCAT CONTEMPORÂNEO. INOCORRÊNCIA DE VÍCIO. REJEIÇÃO. [...] O laudo por similaridade é admissível quando inexistente documentação contemporânea individualizada emitida pela empregadora, desde que tecnicamente fundamentado e relativo a condições de trabalho equivalentes. Havendo PPP ou LTCAT válido, este prevalece sobre laudo genérico, por refletir as condições específicas do empregado. Não há omissão quando a decisão fundamenta expressamente a adoção do laudo por similaridade diante da ausência de prova documental individualizada para determinados períodos. (TRF 3ª Região, 7ª Turma, ApCiv - APELAÇÃO CÍVEL - 0001975-07.2015.4.03.6113, Rel. Desembargadora Federal INES VIRGINIA PRADO SOARES, julgado em 26/09/2025, DJEN DATA: 01/10/2025)

EMENTA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO. APELAÇÃO CÍVEL. RECONHECIMENTO DE TEMPO DE SERVIÇO ESPECIAL. AGENTES BIOLÓGICOS. LAUDO POR SIMILARIDADE. RECURSO PARCIALMENTE CONHECIDO E DESPROVIDO. [...] 5. A utilização de laudo por similaridade é admitida quando a empresa está inativa e há semelhança nas atividades, conforme Súmula 106 do TRF4.6. [...] (TRF4, AC 5000769-60.2023.4.04.7115, 6ª Turma, Relator para Acórdão ALTAIR ANTONIO GREGORIO, julgado em 17/09/2025)

Além disso, com o Tema 1.124 do STJ, ficou claro que uma instrução robusta é fundamental desde o pedido administrativo. Por isso, a utilização de laudos técnicos se mostra necessária não apenas em juízo, mas desde o âmbito administrativo, seja para caracterização de interesse processual, seja para garantir a integralidade dos valores devidos (efeitos financeiros).

 

ATENÇÃO: nem todo laudo serve para todo caso

Ter um Banco de Laudos resolve boa parte da demanda, mas não elimina a necessidade de análise técnica.

Alguns cuidados são fundamentais na hora de identificar o laudo mais adequado:

  • verificar se a função coincide com aquela realmente exercida pelo segurado;

  • analisar se a empresa é do mesmo ramo, do mesmo porte e se possui processo produtivo equivalente à empresa em que o cliente trabalhou;

  • integrar o conteúdo do laudo ao contexto probatório do processo, e não utilizá-lo de forma isolada e/ou genérica.

É justamente para facilitar essa equivalência que um Banco de Laudos bem estruturado faz diferença: a organização por profissão, empresa e agente nocivo agiliza a busca e permite uma análise muito mais segura.

 

Produtividade, técnica e resultados

Ter um Banco de Laudos significa:

  • reduzir significativamente o tempo com pesquisa;

  • fortalecer a instrução desde a via administrativa;

  • aumentar a procedência em pedidos de reconhecimento de tempo especial;

  • atuar com mais confiança e previsibilidade.

Em uma cenário em que se exige cada vez mais na instrução de processos administrativos e judiciais, ter ferramentas úteis como um Banco de Laudos é uma necessidade real.

Não é exagero dizer que o(a) advogado(a) previdenciarista que domina o uso de laudos técnicos similares e sabe onde encontrá-los atua em outro nível.

Quer conhecer o Banco de Laudos do IEPREV e testar na prática como isso pode transformar sua rotina?

Acesse aqui e experimente gratuitamente por 7 dias.

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 afasta aplicação do Tema 1124 do STJ ao reconhecer que perícia judicial teve caráter apenas acessório na comprovação do tempo especial

TRF4 afastou a aplicação do Tema 1124/STJ, mesmo tendo sido produzida prova pericial da atividade especial em juízo.

Por Equipe IEPREV em 28 de Novembro de 2025

AposentadoriaINSSÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de mecânico de automóveis exposto a agentes químicos e determina revisão de aposentadoria

Mecânico exposto a agentes químicos tem direito reconhecido à aposentadoria especial pelo TRF3

Por Equipe IEPREV em 26 de Novembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU reafirma que trabalho rural antes dos 12 anos pode ser reconhecido e veda fundamentações genéricas para negar o período

Trabalho rural infantil conta — e a TNU reforça: negar com argumentos genéricos não é opção.

Por Equipe IEPREV em 25 de Novembro de 2025

Ver todos