Justiça anula contrato de empréstimo consignado em Pensão por Morte e condena banco ao pagamento de danos morais de R$ 15.180,00

A instituição financeira também deverá pagar uma indenização por danos morais.

A 1ª Vara de Lajeado (RS) declarou nulo um contrato de empréstimo e condenou a Caixa Econômica Federal (CEF) a devolver, em dobro, os valores indevidamente descontados de uma pensão por morte. A instituição financeira também deverá pagar uma indenização por danos morais.

Conforme os autos, a autora é beneficiária de pensão por morte e entrou com um processo contra a CEF e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devido a descontos indevidos realizados em seu benefício. Ela alegou que os débitos foram originados por um empréstimo que nunca contratou.

Na defesa, a Caixa sustentou a legalidade do contrato e apresentou os documentos originais da suposta operação de crédito. No entanto, a autora negou a autenticidade das assinaturas constantes no contrato, levando à necessidade de uma perícia grafotécnica. O laudo pericial confirmou que as assinaturas eram falsas, o que levou à anulação do contrato e ao reconhecimento da inexistência de vínculo jurídico entre as partes.

Decisão judicial

Para o juiz responsável, confirmaram-se os requisitos para a responsabilização civil da instituição financeira. Ficou comprovada a prática de ato ilícito, o dano à autora e o nexo de causalidade entre ambos, justificando a condenação da CEF pelos descontos indevidos e pelos danos decorrentes.

Por outro lado, o magistrado afastou a responsabilidade do INSS, com base em entendimento da Turma Nacional de Uniformização (TNU), que estabelece que o instituto previdenciário não pode ser responsabilizado por fraudes em empréstimos quando a instituição financeira envolvida é a mesma que processa os pagamentos dos benefícios.

Sendo assim, o juiz determinou que a Caixa restitua, em dobro, os valores descontados indevidamente do benefício previdenciário da autora. Além de pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 15.180,00.

Fonte: TRF4

IEPREV Premium

Expanda sua expertise em Direito Previdenciário

Com o IEPREV Premium, você tem tudo o que precisa para gerenciar a rotina do seu escritório previdenciário em um só lugar.

Teste grátis por 7 dias

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 relativiza laudo pericial e reconhece incapacidade de segurada com fibromialgia

Justiça reconhece fibromialgia como causa de aposentadoria por invalidez, mesmo com laudo pericial desfavorável

Por Equipe IEPREV em 11 de Julho de 2025

Salário-maternidadeINSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Portaria nº 188/2025: INSS regulamenta isenção de carência no salário-maternidade após decisão do STF

INSS começa a aplicar isenção de carência no salário-maternidade após decisão do STF

Por Equipe IEPREV em 10 de Julho de 2025

INSSRevisãoAposentadoriaBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de carpinteiro por categoria profissional sem exigência de laudo técnico

Reconhecimento de atividade especial para carpinteiros da construção civil sem laudo técnico reforça direito à aposentadoria integral

Por Equipe IEPREV em 9 de Julho de 2025

Ver todos