OAB/SP veda divulgação de casos concretos por advogados nas redes sociais, mesmo com dados ocultos

Divulgação de casos concretos nas redes sociais: OAB/SP reforça proibição, mesmo com dados ocultos

Por Equipe IEPREV em 30 de Julho de 2025

O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB de São Paulo (TED/OAB-SP) decidiu, em sessão realizada no dia 26 de junho de 2025, que é expressamente vedada a divulgação de casos concretos por advogados em redes sociais, ainda que com a ocultação dos dados das partes envolvidas. A deliberação foi proferida no processo nº 25.0886.2025.002152-5, relatado pela conselheira Fabiana Regina Siviero Sanovick, com revisão da Dra. Mônica Moya Martins Wolff e presidência do Dr. Jairo Haber.

O entendimento da OAB/SP foi fundamentado nos artigos 4º, §2º; 5º, §3º; 6º e parágrafo único do Provimento nº 205/2021 do Conselho Federal da OAB. A ementa ressalta que, independentemente do meio utilizado, a publicidade do advogado deve ser meramente informativa, discreta e sóbria:

“Independentemente do meio utilizado, a publicidade do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não sendo ética a utilização e divulgação de casos concretos.”

A decisão atinge diretamente práticas comuns entre advogados que atuam na seara previdenciária, onde é recorrente a publicação de decisões favoráveis em ações de aposentadoria, BPC/LOAS, pensões e revisões, mesmo com dados anonimizados. A OAB/SP, no entanto, considera essa conduta vedada pelo regramento ético, ainda que a intenção seja meramente de demonstração de experiência profissional. Veja a ementa na íntegra:

PUBLICAÇÕES EM REDES SOCIAIS - ATUAÇÃO PROFISSIONAL - USO DE IMAGEM PESSOAL E CÓPIAS DE CASOS CONCRETOS - OCULTAÇÃO DE DADOS QUALIFICATÓRIOS DAS PARTES - IRRELEVÂNCIA - VEDAÇÃO EXPRESSA DA UTILIZAÇÃO DE CASOS CONCRETOS EM QUALQUER PUBLICIDADE - ARTIGOS 4, §2º; 5, §3º; 6 e parágrafo único DO PROVIMENTO 205/2021 DO CONSELHO FEDERAL. É vedada a utilização de casos concretos em qualquer publicidade ou comunicação, ainda mais quando possam alcançar grande amplitude, como as postagens feitas em redes sociais. É irrelevante a ocultação de dados qualificatórios das partes, porque essa distinção não foi feita no regramento sobre o marketing jurídico (atualmente Provimento 205/2021). Independentemente do meio utilizado, a publicidade do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não sendo ética a utilização e divulgação de casos concretos. " Proc. 25.0886.2025.002152-5- v.u., em 26/06/2025, parecer e ementa da Rel. Dra. FABIANA REGINA SIVIERO SANOVICK, Rev. Dra. MÔNICA MOYA MARTINS WOLFF, Presidente Dr. JAIRO HABER.

 

Podcast jurídico: permitido com restrições

Na mesma sessão, o TED/OAB-SP também analisou a veiculação de conteúdo jurídico por meio de podcasts. A conclusão foi pela possibilidade de realização e transmissão desses conteúdos ao vivo, desde que observadas com rigor as normas de publicidade da advocacia previstas no Código de Ética e no Provimento 205/2021.

O parecer, constante do processo nº 25.0886.2025.004106-0, destaca vedações expressas, como:

  • uso de casos concretos e divulgação de seus resultados;

  • menção a decisões judiciais patrocinadas pelos participantes;

  • estímulo ao litígio;

  • ostentação ou promoção pessoal;

  • exposição de pessoas envolvidas nos processos, clientes ou não.

Esses limites éticos se aplicam igualmente a vídeos, lives e demais formatos digitais — meios comumente utilizados para divulgar conteúdos previdenciários. A orientação do TED é clara: o conteúdo deve evitar qualquer traço de mercantilização.

Fontes: Migalhas; OAB. 

 

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 afasta aplicação do Tema 1124 do STJ ao reconhecer que perícia judicial teve caráter apenas acessório na comprovação do tempo especial

TRF4 afastou a aplicação do Tema 1124/STJ, mesmo tendo sido produzida prova pericial da atividade especial em juízo.

Por Equipe IEPREV em 28 de Novembro de 2025

AposentadoriaINSSÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de mecânico de automóveis exposto a agentes químicos e determina revisão de aposentadoria

Mecânico exposto a agentes químicos tem direito reconhecido à aposentadoria especial pelo TRF3

Por Equipe IEPREV em 26 de Novembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU reafirma que trabalho rural antes dos 12 anos pode ser reconhecido e veda fundamentações genéricas para negar o período

Trabalho rural infantil conta — e a TNU reforça: negar com argumentos genéricos não é opção.

Por Equipe IEPREV em 25 de Novembro de 2025

Ver todos