Pensão Especial Vitalícia para pessoas com Síndrome Congênita do Zika Vírus

O zika vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

Por Equipe IEPREV em 6 de Novembro de 2024

Pessoas diagnosticadas com Síndrome Congênita causada pelo zika vírus, podem ter direito a uma pensão especial vitalícia, paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O que é a Síndrome Congênita do Zika Vírus?

O zika vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Embora a maioria das infecções seja assintomática, alguns casos apresentam sintomas leves, como dengue e chikungunya, e até complicações mais graves, incluindo as malformações congênitas como a microcefalia.

Quem tem direito à pensão?

A pensão especial é destinada a beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) que tenham sido diagnosticados com a síndrome e que nasceram entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2019.

Valor do benefício

O valor mensal da pensão é de um salário mínimo e é pago de forma vitalícia. É importante ressaltar que essa pensão não pode ser acumulada com outras indenizações relacionadas ao mesmo motivo, nem com o BPC/LOAS. Além disso, não gera pensão por morte para dependentes e não inclui abonos.

Como solicitar a pensão?

Para receber a pensão, é necessário fazer uma solicitação formal. O beneficiário passará por uma perícia médica para comprovar a relação entre a síndrome e a infecção pelo zika vírus.

Ao contrário do BPC/LOAS, a pensão especial tem caráter indenizatório e, portanto, não exige a revisão de renda familiar. O pedido pode ser realizado pelo aplicativo ou site do Meu INSS, ou ainda pela Central 135.

Fonte: INS

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU: exposição de frentistas ao benzeno da gasolina é qualitativa e autoriza reconhecimento de tempo especial

Decisão reconhece o risco inerente ao contato com gasolina e orienta análise sem limites de tolerância

Por Equipe IEPREV em 26 de Setembro de 2025

BPC/LOASÚltimas notícias
TRF6 anula sentença em ação de BPC por falta de avaliação social e resposta a quesitos periciais

TRF6 reforça garantias processuais e anula sentença em ação de BPC/LOAS.

Por Equipe IEPREV em 26 de Setembro de 2025

INSSAuxílioÚltimas notícias
Justiça reconhece prorrogação de qualidade de segurado por 36 meses em caso de benefício por incapacidade

A decisão aplicou a extensão do período de graça por desemprego e histórico de mais de 120 contribuições

Por Equipe IEPREV em 24 de Setembro de 2025

Ver todos