Pensão por Morte ao Menor sob Guarda: TRF4 concede benefício para duas crianças após falecimento da avó e da tia

A 2ª Vara Federal de Carazinho (RS) aprovou a concessão do Benefício Assistencial (BPC/LOAS) para uma criança de quatro anos diagnosticada com autismo nível 3.

Por Equipe IEPREV em 11 de Dezembro de 2024

A 2ª Vara Federal de Santo Ângelo (RS) determinou a concessão de pensão por morte a duas meninas, uma de 13 anos e outra de 9 anos, em decorrência da morte de suas guardiãs.

De acordo com os documentos dos processos, a tia da menina de 13 anos foi sua guardiã desde 2015 até seu falecimento, em maio de 2022. Por outro lado, a menina de 9 anos era dependente da avó paterna, que faleceu em setembro de 2021.

Ambas as solicitações de pensão por morte foram inicialmente negadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A justificativa do INSS foi que, desde 1996, menores sob guarda não são reconhecidos como dependentes para fins previdenciários.

Decisão da Vara Federal

Ao avaliar os casos, a juíza responsável destacou que as certidões de óbito confirmaram as mortes das guardiãs, e outros documentos mostraram que ambas eram contribuintes e detinham a guarda oficial das crianças. Além disso, a magistrada observou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Recurso Especial Repetitivo do Tema 732, definiu que, para fins previdenciários, o menor sob guarda deve ser equiparado a filho, dependente de primeira classe.

A decisão final da Vara determinou que ambas as meninas receberão pensão por morte até completarem 21 anos, recebendo, também, o pagamento das parcelas retroativas desde o falecimento das guardiãs. Cabe recurso.

Fonte: TRF4

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 afasta aplicação do Tema 1124 do STJ ao reconhecer que perícia judicial teve caráter apenas acessório na comprovação do tempo especial

TRF4 afastou a aplicação do Tema 1124/STJ, mesmo tendo sido produzida prova pericial da atividade especial em juízo.

Por Equipe IEPREV em 28 de Novembro de 2025

AposentadoriaINSSÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de mecânico de automóveis exposto a agentes químicos e determina revisão de aposentadoria

Mecânico exposto a agentes químicos tem direito reconhecido à aposentadoria especial pelo TRF3

Por Equipe IEPREV em 26 de Novembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU reafirma que trabalho rural antes dos 12 anos pode ser reconhecido e veda fundamentações genéricas para negar o período

Trabalho rural infantil conta — e a TNU reforça: negar com argumentos genéricos não é opção.

Por Equipe IEPREV em 25 de Novembro de 2025

Ver todos