Senado Federal aprova Lei que reconhece fibromialgia como deficiência para todos os efeitos legais

Fibromialgia reconhecida como deficiência: Senado aprova projeto histórico com impacto social e assistencial

Por Equipe IEPREV em 8 de Julho de 2025

O Senado Federal aprovou, no dia 3 de julho de 2025, o Projeto de Lei nº 3.010/2019, que reconhece pessoas com fibromialgia, fadiga crônica, síndrome complexa de dor regional e doenças correlatas como pessoas com deficiência. O texto segue agora para sanção presidencial.

A proposta assegura que pacientes diagnosticados com essas condições tenham acesso aos mesmos direitos garantidos às pessoas com deficiência, como prioridade no atendimento, isenções fiscais, inclusão em programas de reabilitação e ações nas áreas de saúde, assistência social, educação e trabalho. No âmbito assistencial, o enquadramento do diagnóstico da fibromialgia como deficiência pode facilitar o acesso ao BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O relator do projeto no Senado, senador Fabiano Contarato (PT/ES), defendeu a aprovação como uma reparação histórica e reforçou que a fibromialgia é uma condição crônica marcada por sintomas como tontura, sensibilidade ao toque, dificuldade de concentração, depressão e ansiedade, que variam de pessoa para pessoa.

Como será feita a equiparação?

O reconhecimento da fibromialgia como deficiência não será automático. O texto aprovado prevê que o enquadramento dependerá de uma avaliação individualizada, conduzida por equipe multidisciplinar.

A avaliação será feita por equipe composta por médicos, psicólogos e outros profissionais habilitados, seguindo abordagem biopsicossocial.

O texto também reforça a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), que deverá promover ações específicas para diagnóstico, tratamento e reabilitação das síndromes abrangidas, além de campanhas de conscientização e capacitação dos profissionais da saúde.

A aprovação em Plenário ocorreu de forma simbólica e unânime. Agora, o projeto segue para sanção presidencial.

Fonte: Senado Federal



O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 afasta aplicação do Tema 1124 do STJ ao reconhecer que perícia judicial teve caráter apenas acessório na comprovação do tempo especial

TRF4 afastou a aplicação do Tema 1124/STJ, mesmo tendo sido produzida prova pericial da atividade especial em juízo.

Por Equipe IEPREV em 28 de Novembro de 2025

AposentadoriaINSSÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de mecânico de automóveis exposto a agentes químicos e determina revisão de aposentadoria

Mecânico exposto a agentes químicos tem direito reconhecido à aposentadoria especial pelo TRF3

Por Equipe IEPREV em 26 de Novembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU reafirma que trabalho rural antes dos 12 anos pode ser reconhecido e veda fundamentações genéricas para negar o período

Trabalho rural infantil conta — e a TNU reforça: negar com argumentos genéricos não é opção.

Por Equipe IEPREV em 25 de Novembro de 2025

Ver todos