Tema 376 da TNU: Relator vota pela não presunção do autismo como deficiência para fins de BPC

Relator Odilon Romano Neto defendeu que apenas a avaliação biopsicossocial pode caracterizar a deficiência em casos de autismo

Por Equipe IEPREV em 20 de Agosto de 2025

A Turma Nacional de Uniformização (TNU) iniciou nesta terça-feira (20/8) o julgamento do Tema 376, que discute a seguinte questão:

“Saber se o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista dispensa avaliação biopsicossocial para caracterizar a condição de Pessoa com Deficiência, na análise do direito ao benefício de prestação continuada (BPC/LOAS).”

No voto apresentado, o relator, juiz federal Odilon Romano Neto, propôs tese no sentido de que o diagnóstico médico de autismo, por si só, não presume a condição de deficiência para fins de acesso ao benefício assistencial. Para o magistrado, a caracterização da deficiência exige a realização de avaliação biopsicossocial.

A tese proposta pelo relator foi a seguinte:

 “Na análise do direito ao BPC, a caracterização da deficiência da pessoa com Transtorno do Espectro Autista exige avaliação biopsicossocial, sendo insuficientes o diagnóstico médico deste impedimento ou a perícia exclusivamente médica.”

O julgamento, entretanto, foi suspenso pelo pedido de vista da juíza federal Monique Marchioli Leite e será retomado em data futura.

A definição da tese terá impacto relevante, pois orientará os Juizados Especiais Federais sobre a necessidade – ou não – de avaliação biopsicossocial em pedidos de BPC formulados por pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista.



O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF3 concede aposentadoria especial para dentista por exposição a agentes biológicos

Aposentadoria especial garantida: TRF3 confirma direito de dentista exposto a agentes biológicos

Por Equipe IEPREV em 7 de Novembro de 2025

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
STJ publica acórdão do Tema 1124, confira tese fixada e julgamento na íntegra

STJ fixa diretrizes sobre interesse de agir e efeitos financeiros em ações previdenciárias: saiba o que muda com o Tema 1124

Por Equipe IEPREV em 6 de Novembro de 2025

INSSÚltimas notícias
Câmara aprova aumento gradual da licença-paternidade e custeio pelo INSS

Licença-paternidade ampliada: mais tempo para cuidar, mais segurança para a família.

Por Equipe IEPREV em 5 de Novembro de 2025

Ver todos