TRF3: Pessoa soropositiva para o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) pode receber BPC/LOAS

De acordo com o processo, a mulher solicitou a concessão do benefício, alegando estado de necessidade econômica e incapacidade para o trabalho.

Por Equipe IEPREV em 27 de Dezembro de 2024

A 10° Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) decidiu que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve conceder o Benefício Assistencial para a uma mulher soropositiva para o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

De acordo com o processo, a mulher solicitou a concessão do benefício, alegando estado de necessidade econômica e incapacidade para o trabalho. O pedido foi inicialmente negado em primeiro grau, tendo a autora recorrido ao TRF3.

Entenda a decisão

Ao analisar o caso, o relator considerou o laudo pericial, o qual confirmou que a autora vive com o HIV. Devido às condições de saúde, concluiu que a requerente tem dificuldades de ter uma plena participação na sociedade em igualdade de condições com os demais. Por isso, ela deve ser considerada uma pessoa com deficiência para efeitos legais.

Além disso, conforme o estudo social realizado em 2022, a mulher vive com seus pais e dois filhos menores, sem uma fonte de renda fixa, dependendo do trabalho informal e de programas de transferência de renda.

Sendo assim, o magistrado entendeu que, tanto a perícia médica quanto o laudo social comprovaram que ela tem direito ao benefício, a partir da data do requerimento administrativo.

Fonte: TRF3

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Tema 1300: STF mantém regra da Reforma e valida redução da aposentadoria por incapacidade permanente

STF valida redução da aposentadoria por incapacidade permanente após a Reforma da Previdência

Por Equipe IEPREV em 18 de Dezembro de 2025

AposentadoriaBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
STF marca julgamento do Tema 1209 para fevereiro de 2026 em plenário virtual

Tema 1209 entra em fase decisiva: STF julgará em fevereiro de 2026 o direito dos vigilantes à aposentadoria especial

Por Equipe IEPREV em 18 de Dezembro de 2025

BPC/LOASBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
TRF3 mantém concessão de BPC a mulher com neoplasia de mama

TRF3 confirma BPC por câncer de mama e ajusta termo inicial conforme a perícia

Por Equipe IEPREV em 17 de Dezembro de 2025

Ver todos