TRF4 garante auxílio-acidente para trabalhadora rural com visão monocular

Decisão reconheceu a redução da capacidade laboral mesmo diante de perícia contrária

Contexto do caso

A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região reconheceu o direito ao auxílio-acidente para uma trabalhadora rural portadora de visão monocular, ao entender que a sequela compromete sua capacidade laboral de forma permanente, ainda que parcial. O colegiado reformou sentença de primeiro grau que havia julgado improcedente o pedido com base em laudo judicial desfavorável.

De acordo com os autos, a autora sofreu trauma ocular em 2006, com perda total da visão do olho direito. Embora a perícia judicial tenha concluído pela inexistência de redução da capacidade para as atividades agrícolas, o relator, Desembargador Federal Hermes Siedler da Conceição Júnior, destacou que a conclusão da expert estava dissociada do conjunto probatório dos autos e da realidade vivenciada pela segurada.

Reconhecimento da redução da capacidade

O acórdão ressalta que a perda da visão em um dos olhos está prevista no Anexo III do Decreto 3.048/99 como hipótese de redução da capacidade laborativa. Segundo a jurisprudência consolidada, inclusive do Superior Tribunal de Justiça, o direito ao auxílio-acidente prescinde de grau elevado de limitação, bastando a existência de sequela que implique esforço adicional no desempenho da atividade habitual.

Período e efeitos financeiros

O benefício será devido desde a data do requerimento administrativo (09/10/2015), observada a prescrição quinquenal, até a véspera da concessão da aposentadoria por idade (20/09/2023), em razão da vedação legal de cumulação dos benefícios. O INSS foi condenado ao pagamento das parcelas vencidas, com os devidos encargos legais, e também ao pagamento de honorários advocatícios.

Fonte: TRF4 – Apelação Cível nº 5001084-74.2022.4.04.7131/RS

 

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 reconhece tempo especial de motorista de caminhão pelo transporte de inflamáveis

Decisão confirma que o transporte de carga perigosa configura atividade especial e garante aposentadoria ao motorista.

Por Equipe IEPREV em 5 de Setembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU afeta Tema 384 para definir efeitos financeiros em caso de complementação de contribuições de 5% ou 11%

Questão submetida a julgamento envolve se os efeitos podem retroagir à DER ou se devem ser fixados apenas no pagamento da complementação

Por Equipe IEPREV em 3 de Setembro de 2025

BPC/LOASAuxílioÚltimas notícias
TRF3 reconhece direito a BPC para segurada com fibromialgia e dor crônica incapacitante

10ª Turma reformou sentença e concedeu benefício assistencial diante das limitações funcionais e situação de vulnerabilidade social da autora

Por Equipe IEPREV em 2 de Setembro de 2025

Ver todos