Todos os processos
Tema 1102 do STF - Revisão da Vida Toda
9 de Maio de 2025
A Revisão da Vida Toda (RVT) é um tema polêmico no Direito Previdenciário, que surgiu a partir de decisões judiciais questionando a forma de cálculo dos benefícios do INSS. Essa revisão permite que o segurado requeira o recálculo de sua aposentadoria com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida, e não apenas sobre o salário mínimo ou as regras vigentes no momento da concessão do benefício.
Saiba maisTema 344 da TNU - Salário-Maternidade para Adotantes de Crianças com até 18 Anos
28 de Abril de 2025
O Tema 344 da Turma Nacional de Uniformização (TNU) estabelece um entendimento importante sobre o direito ao salário-maternidade para adotantes, reconhecendo que esse benefício deve ser concedido independentemente da idade da criança adotada, desde que ela tenha até 18 anos.
Saiba maisTema 377 da TNU - Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS)
27 de Abril de 2025
O Tema 377 da Turma Nacional de Uniformização (TNU) trata de uma questão específica relacionada ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), especialmente quando uma pessoa com deficiência (PcD), integrante do núcleo familiar, passa a receber um benefício previdenciário superior a um salário mínimo.
Saiba maisTema 1090 do STJ - EPI / EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
26 de Abril de 2025
O Tema 1090 do STJ trata de questões jurídicas relacionadas aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no âmbito do direito do trabalho e previdenciário. Esse tema está vinculado a discussões sobre a obrigatoriedade do fornecimento de EPIs pelo empregador, a responsabilidade em caso de acidentes de trabalho devido à falta ou inadequação dos equipamentos e os reflexos em ações indenizatórias ou previdenciárias.
Saiba maisOs melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário
Confira as últimas novidades em nosso blog
Tema 1.360 do STJ vai definir se ausência de vínculo formal é suficiente para prorrogar o período de graça por desemprego
TRF6 reafirma que negativa do INSS configura resistência à pretensão, mesmo com novos documentos no processo judicial.
Justiça reconhece fibromialgia como causa de aposentadoria por invalidez, mesmo com laudo pericial desfavorável