Juiz Federal determina audiência após Perito não reconhecer incapacidade de Agricultora com Incontinência Fecal

Justiça corrige falhas da perícia e garante nova chance a agricultora com incontinência fecal

Por Equipe IEPREV em 23 de Junho de 2025

Uma agricultora que possui Incontinência Fecal e faz uso contínuo de fraldas viu seu processo ganhar novo rumo após Juiz Federal reconhecer possíveis falhas na avaliação pericial. 

O processo visa o restabelecimento de auxílio por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença), cessado pelo INSS por alegada inexistência de incapacidade ao trabalho.

Apesar das limitações evidentes, a perícia médica judicial foi desfavorável, não tendo o Perito Judicial reconhecido a incapacidade da agricultura para o trabalho.

Diante da evidente contrariedade entre o quadro clínico da segurada e a conclusão da perícia judicial, o Juiz Federal Enrique Feldens Rodrigues, da 4ª Região, demonstrou sensibilidade e compromisso com a verdade real: determinou a realização de audiência de debate da causa, a fim de ouvir pessoalmente a autora, esclarecer os fatos e analisar melhor sua condição de saúde e a atividade rural.

A decisão do magistrado, fundamentada nos princípios de cooperação processual e efetividade da jurisdição, evidencia uma atuação proativa e humanizada, possibilitando a correção de diagnósticos temerários, os quais, infelizmente, ainda são bastante comuns em perícias médicas previdenciárias. 

Processo: 5011083-70.2024.4.04.7102/RS

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 afasta aplicação do Tema 1124 do STJ ao reconhecer que perícia judicial teve caráter apenas acessório na comprovação do tempo especial

TRF4 afastou a aplicação do Tema 1124/STJ, mesmo tendo sido produzida prova pericial da atividade especial em juízo.

Por Equipe IEPREV em 28 de Novembro de 2025

AposentadoriaINSSÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de mecânico de automóveis exposto a agentes químicos e determina revisão de aposentadoria

Mecânico exposto a agentes químicos tem direito reconhecido à aposentadoria especial pelo TRF3

Por Equipe IEPREV em 26 de Novembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU reafirma que trabalho rural antes dos 12 anos pode ser reconhecido e veda fundamentações genéricas para negar o período

Trabalho rural infantil conta — e a TNU reforça: negar com argumentos genéricos não é opção.

Por Equipe IEPREV em 25 de Novembro de 2025

Ver todos