Justiça Federal do Paraná garante direito a salário maternidade para pai que obteve guarda definitiva do filho

Justiça reconhece que o salário-maternidade pode ser pago ao pai em casos de guarda unilateral. Decisão reforça a função protetiva do benefício à criança.

Por Equipe IEPREV em 11 de Junho de 2025

O pai biológico de um menino de cinco anos, morador da cidade de Turvo, garantiu na Justiça o direito de receber o salário-maternidade, após obter a guarda definitiva do seu filho. A decisão foi unânime e tomada pela 4.ª Turma Recursal da Justiça Federal do Paraná (JFPR), que reconheceu o direito ao benefício, normalmente destinado às mães, em casos excepcionais de guarda unilateral.

O homem, que teve o pedido inicialmente negado pelo INSS, recorreu à Justiça ao alegar que, apesar de conviver com a mãe da criança na época do nascimento, o bebê foi acolhido por uma casa lar municipal por conta da instabilidade familiar. Posteriormente, ele obteve a guarda unilateral e definitiva do filho, ainda em 2021, e solicitou o benefício previdenciário.

Decisão judicial reconhece vínculo e função protetiva do benefício

A relatora do caso destacou que o fato gerador do benefício, nesse tipo de situação, deve ser considerado o dia em que a guarda foi concedida e não o nascimento da criança. Segundo ela, o objetivo principal do salário-maternidade é proteger o vínculo entre o responsável legal e a criança. A decisão também destacou que a mãe biológica não chegou a receber o salário-maternidade, afastando qualquer possibilidade de pagamento duplicado.

O caso segue entendimento já adotado pela Turma Nacional de Uniformização (TNU) em situação similar, quando o salário-maternidade foi concedido a uma avó com guarda judicial da criança. Com base nesse precedente e considerando a função protetiva do benefício, o colegiado reconheceu o direito do pai ao salário-maternidade.

Fonte: JFPR

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 afasta aplicação do Tema 1124 do STJ ao reconhecer que perícia judicial teve caráter apenas acessório na comprovação do tempo especial

TRF4 afastou a aplicação do Tema 1124/STJ, mesmo tendo sido produzida prova pericial da atividade especial em juízo.

Por Equipe IEPREV em 28 de Novembro de 2025

AposentadoriaINSSÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de mecânico de automóveis exposto a agentes químicos e determina revisão de aposentadoria

Mecânico exposto a agentes químicos tem direito reconhecido à aposentadoria especial pelo TRF3

Por Equipe IEPREV em 26 de Novembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU reafirma que trabalho rural antes dos 12 anos pode ser reconhecido e veda fundamentações genéricas para negar o período

Trabalho rural infantil conta — e a TNU reforça: negar com argumentos genéricos não é opção.

Por Equipe IEPREV em 25 de Novembro de 2025

Ver todos