Liquidação de sentença previdenciária na prática: passo a passo no IEPREV Premium

Liquidação de sentença previdenciária com precisão e segurança no IEPREV Premium.

Por Stella Santos em 30 de Setembro de 2025

A Liquidação de Sentença é um importante mecanismo para a satisfação do direito reconhecido através da esfera judicial ou extrajudicial. Especialmente no Direito Previdenciário esse tema ganha maior relevância, pois envolve benefícios destinados aos trabalhadores e ao sustento de sua família.

Porém, sabe-se que o advogado não pode limitar sua confiança nos cálculos apresentados pela contadoria judicial, tampouco pelos cálculos apresentados pelo próprio INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. 

É importante ressaltar que para os cálculos de uma Liquidação de Sentença sejam fidedignos à realidade do segurado e a apuração da satisfação da obrigação, o cálculo da RMI – Renda Mensal Inicial deve ser realizado com maior precisão e apurado com base nas normas estabelecidas pela legislação vigente à época da concessão do benefício. 

Pensando nesses pontos, a fim de facilitar para o advogado a elaboração dos cálculos de Liquidação de Sentença e do Valor da Causa, o IEPREV Premium possibilita a realização de todo esse processo em apenas uma página, de forma precisa, rápida e simples. 

 

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DA DECISÃO

Antes de tudo, é necessário que o advogado faça a análise do inteiro teor do processo a partir da petição inicial qual é o objeto da condenação, até execução da sentença. 

Na maioria das vezes a condenação pode envolver:

  • Obrigação de fazer, seja na implantação de determinado benefício, revisar um benefício apurando a diferença entre valores devidos e recebidos, reestabelecer benefícios cessados indevidamente ou até mesmo reafirmar a DER para uma data mais vantajosa. 

  • Obrigação de não fazer, como por exemplo determinar que cessem determinados descontos de algum benefício. 

 

POR QUE UTILIZAR UM SIMULADOR DE CÁLCULOS?

Diante da complexidade e das normas exigidas pelos artigos 534 e 536 do CPC – Código de Processo Civil, torna-se indispensável para o operador do Direito Previdenciário a utilização de um simulador de cálculos confiável para apuração em sede de execução da sentença. 

O IEPREV Premium foi desenvolvido para trazer segurança, aprimorar e garantir agilidade no trabalho do advogado previdenciário, em especial nos simuladores de Liquidação de Sentença e Valor da Causa, que permite que o advogado realize cálculos completos em apenas uma página. 

 

PASSO A PASSO DA LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA NO IEPREV PREMIUM

Ao acessar a página inicial do IEPREV Premium, o associado deverá fazer login na plataforma, inserindo seu e-mail e senha, em seguida, terá acesso ao campo “IEPREV Calc”, onde estão disponíveis todos os simuladores previdenciários.

Image1

Após acessar a plataforma de cálculos, o simulador Liquidação de Sentença estará disponível na tela inicial.

Image3

 

No campo “Cadastrar Segurado”, insira os dados pessoais do cliente.

Image2

Observando todos os critérios estabelecidos na decisão, o usuário deverá preencher o campo “dados do processo”, com o número do processo, data de ajuizamento da ação, citação e o mês e ano para fins de atualização de correção monetária. 

Neste campo também existem ícones opcionais que podem ser marcados, influenciando diretamente no resultado da liquidação da sentença. Por exemplo, o sistema está programado para observar a prescrição quinquenal, no entanto, caso o usuário vislumbre a possibilidade de afastar prescrição, existe um campo específico para essa aplicação. 

Image5

 

O preenchimento do Benefício Devido é o campo central do cálculo, pois corresponde ao objeto da condenação. Neste momento o operador do sistema deverá preencher com maior precisão todos os pontos que está buscando nesse processo, a começar com a espécie de benefício pretendida. O simulador contempla todas as hipóteses:

Image4

 

Ao selecionar a espécie de benefício, o usuário deverá preencher as informações do benefício cujo objeto está em discussão. Informe as datas relevantes:

  • DIB: data em que o benefício deveria ter sido implantado;

  • DIP: data em que o benefício deveria ter sido pago;

  • Data final dos atrasados: limite para a apuração dos valores devidos.

  • Informe a RMI, que será atualizada automaticamente pelo sistema desde a DIB até a data final inserida.

Image7

 

Após o preenchimento do campo de benefícios devidos, caso o segurado tenha recebido benefícios que devam ser abatidos nesse período, eles podem ser incluídos no campo “Benefícios Recebidos”, e o advogado preencherá no simulador os valores recebidos de acordo com a Carta de Concessão. O simulador está preparado para evoluir monetariamente a RMI conforme o HISCRE. 

Em relação à correção monetária, o IEPREV Calc dispõe de várias opções de atualização, que devem ser aplicadas conforme o determinado em sentença ou acórdão.

Image6

Image9

 

 

Quanto aos juros, também estão disponíveis diversas opções:

Image8

Image12

O sistema também contempla a aplicação da SELIC, de acordo com o art. 3º da EC 113/2021. Basta marcar o ícone correspondente para que a regra seja aplicada. 

Art. 3º Nos requisitórios que envolvam a Fazenda Pública federal, a partir da sua expedição até o efetivo pagamento, a atualização monetária será feita pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e, para fins de compensação da mora, incidirão juros simples de 2% a.a. (dois por cento ao ano), vedada a incidência de juros compensatórios.      (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 136, de 2025)

§ 1º Caso o percentual a ser aplicado a título de atualização monetária e juros de mora, apurado na forma do caput deste artigo, seja superior à variação da taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para o mesmo período, esta deve ser aplicada em substituição àquele.    (Incluído pela Emenda Constitucional nº 136, de 2025).

Image10

É possível incluir os honorários sucumbenciais conforme fixados na decisão, bem como eventuais custos adicionais do processo, informados manualmente pelo advogado.

Image11

Image13

Image14

Após preencher todos os campos, basta clicar em “salvar e calcular”. O sistema exibirá a memória de cálculo completa da liquidação de sentença, pronta para ser anexada aos autos.

 

 

EXEMPLO DE DIVERGÊNCIA NOS CÁLCULOS DO INSS QUE PODE ACARRETAR PREJUÍZOS NO PROCESSO

 

Na prática, é comum que o INSS apresente cálculos reduzindo os valores devidos, o que traz sérios prejuízos ao segurado.

Trouxemos um exemplo prático em que o simulador do IEPREV Premium apura corretamente a liquidação de sentença, aplicando de forma exata a SELIC após a vigência da EC 113/2021.

No caso em tela, a sentença determinou que os cálculos deveriam considerar a SELIC para fins de correção monetária e juros a partir da competência de 12/2021 (início da EC 113).

Todavia, o INSS adotou entendimento equivocado, aplicando a SELIC somente após a citação, deixando de corrigir corretamente as competências anteriores. Esse equívoco reduziu de forma significativa o valor devido ao segurado. Observe como o INSS apresentou o cálculo:

Image16

Esse equívoco do INSS ocorreu porque a Autarquia se baseou na Súmula 204 do STJ, que dispõe que os juros de mora devem ser aplicados a partir da citação válida. No entanto, após a Emenda Constitucional nº 113/2021, que estabeleceu a taxa SELIC como índice único, tanto a correção monetária quanto os juros de mora, são aplicáveis desde a competência de 12/2021.

Perceba no exemplo abaixo que o IEPREV Premium aplica automaticamente os índices corretos, evitando distorções e assegurando o correto valor da causa:

Image17

Image18

Image19

Os exemplos acima demonstram que o simulador de Liquidação de Sentença do IEPREV Premium aplicou corretamente em cada competência, a SELIC acumulando juros e correção monetária, conforme determina a legislação vigente, evitando prejuízos ao segurado. Ao contrário do cálculo do INSS, que congelou os juros em 14,37% e reduziu indevidamente o valor dos atrasados.

Neste caso real, se o advogado não tivesse apresentado os cálculos pelo simulador IEPREV Premium, o segurado teria sofrido um prejuízo de aproximadamente R$ 24.352,66.

 

A LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA NÃO ADMITE ERROS

A liquidação de sentença previdenciária exige atenção minuciosa, pois qualquer equívoco pode gerar prejuízos irreparáveis ao segurado e ao advogado. Contar com uma ferramenta eficiente e ágil, como o IEPREV Premium, garante segurança jurídica, precisão nos cálculos e confiança para o exercício da advocacia previdenciária.

 

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2025

Sobre o autor desse conteúdo

Stella Santos

Advogada com atuação nas áreas Cível e Previdenciária, graduada pela Faculdade Kennedy, pós-graduada em Direito Previdenciário pelo IEPREV e pós-graduanda em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade Legale. Possui experiência em consultoria jurídica, elaboração de peças processuais, diligências e pesquisas, além de prática em cálculos e planejamento previdenciário.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF6 reconhece tempo especial por exposição à eletricidade após 1997 e mantém concessão de aposentadoria

TRF6 reconhece exposição à eletricidade como atividade especial mesmo após 1997

Por Equipe IEPREV em 17 de Outubro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU: É possível o cômputo de atividade rural descontínua para concessão de aposentadoria por idade rural

TNU confirma: períodos rurais descontínuos podem ser somados para aposentadoria por idade

Por Equipe IEPREV em 15 de Outubro de 2025

INSSAuxílioÚltimas notícias
TRF3 concede auxílio-acidente a segurado com sequelas no joelho após lesão em jogo de futebol

TRF3 reconhece direito a auxílio-acidente por sequelas permanentes no joelho após lesão em partida de futebol

Por Equipe IEPREV em 14 de Outubro de 2025

Ver todos