Comissão do Senado aprova isenção de carência no INSS para segurados com lúpus e epilepsia

Isenção de carência no INSS avança para segurados com lúpus e epilepsia.

Por Equipe IEPREV em 29 de Setembro de 2025

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, em 24 de setembro de 2025, o PL 2.472/2022, que dispensa o prazo de carência para a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por incapacidade a segurados com lúpus e epilepsia. Se não houver recurso para apreciação em Plenário, a matéria segue para a Câmara dos Deputados.

Contexto e tramitação

O texto aprovado retoma proposta anterior do autor, senador Paulo Paim (PT-RS), que havia sido aprovada, mas integralmente vetada em 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro. O parecer na CAS foi favorável, sob relatoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

O que muda em relação às regras atuais

A legislação previdenciária já dispensa o cumprimento de 12 contribuições (carência) para algumas doenças graves, como tuberculose ativa, hanseníase e câncer, entre outras. O projeto aprovado inclui lúpus e epilepsia nesse rol, assegurando tratamento equivalente aos segurados acometidos por essas enfermidades.

Fundamentação apresentada na CAS

No voto e nas manifestações em plenário da comissão, Damares Alves destacou dados do Ministério da Saúde: cerca de 2 milhões de brasileiros convivem com epilepsia e 25% apresentam a forma grave, o que pode comprometer a capacidade laboral. Em relação ao lúpus, doença autoimune crônica, também há casos incapacitantes para o trabalho. Para a relatora, a medida amplia a proteção social, permitindo o acesso aos benefícios sem a exigência da carência. 

A senadora Dra. Eudócia (PL-AL) classificou o projeto como “brilhante” e ressaltou a gravidade das duas doenças, lembrando que pacientes frequentemente precisam faltar ao trabalho para consultas e internações, cenário que reforça a pertinência da isenção de carência.

Próximos passos

Conforme o rito informado pelo Senado, na ausência de recurso ao Plenário, o PL segue para análise da Câmara dos Deputados.

Quer receber notícias como esta sempre em primeira mão?

No Radar IEPREV, a newsletter exclusiva para assinantes IEPREV Premium, você recebe diretamente no seu e-mail os principais julgamentos, mudanças legislativas e novidades previdenciárias. Teste grátis o IEPREV Premium clicando aqui.

Fontes: Agência Senado – “Pacientes com lúpus e epilepsia podem ficar isentos de carência no INSS” (24/09/2025); Rádio Senado – “Aposentadoria por lúpus e epilepsia poderá ser concedida sem carência” (24/09/2025).

 

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 afasta aplicação do Tema 1124 do STJ ao reconhecer que perícia judicial teve caráter apenas acessório na comprovação do tempo especial

TRF4 afastou a aplicação do Tema 1124/STJ, mesmo tendo sido produzida prova pericial da atividade especial em juízo.

Por Equipe IEPREV em 28 de Novembro de 2025

AposentadoriaINSSÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de mecânico de automóveis exposto a agentes químicos e determina revisão de aposentadoria

Mecânico exposto a agentes químicos tem direito reconhecido à aposentadoria especial pelo TRF3

Por Equipe IEPREV em 26 de Novembro de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TNU reafirma que trabalho rural antes dos 12 anos pode ser reconhecido e veda fundamentações genéricas para negar o período

Trabalho rural infantil conta — e a TNU reforça: negar com argumentos genéricos não é opção.

Por Equipe IEPREV em 25 de Novembro de 2025

Ver todos