INSS irá apresentar plano de ressarcimento a aposentados vítimas de fraude até a próxima semana

De acordo com as investigações, entidades sindicais cadastraram beneficiários do INSS sem consentimento para aplicar descontos mensais em seus benefícios.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou, nesta segunda-feira (5) que o plano de ressarcimento aos aposentados e pensionistas afetados por descontos indevidos será anunciado até a próxima semana.

Em entrevista à GloboNews, Gilberto Waller Júnior destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou agilidade na resolução do caso, que envolve uma fraude bilionária investigada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com as investigações, entidades sindicais cadastraram beneficiários do INSS sem consentimento para aplicar descontos mensais em seus benefícios. A estimativa é de que cerca de 4,1 milhões de aposentados e pensionistas tenham sido vítimas do esquema, gerando um prejuízo de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Segundo o presidente do INSS, o governo está em fase final de elaboração do plano, com a proposta sendo discutida com diversos órgãos, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF). A prioridade é que o dinheiro para o ressarcimento venha diretamente das entidades envolvidas no esquema fraudulento.

Por fim, Gilberto Waller Júnior alertou que os pagamentos ainda não começaram e orientou os beneficiários a ficarem atentos a tentativas de golpe. Todos os descontos estão suspensos e o INSS só permitirá novas cobranças após implementar medidas de segurança, como reconhecimento facial e cruzamento de dados por geolocalização.

Fonte: g1

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF6 reconhece tempo especial por exposição a GLP e afasta aplicação do Tema 1209 do STF

Decisão confirma enquadramento especial por periculosidade e reforça que julgamento do STF sobre vigilantes não alcança casos de exposição a inflamáveis

Por Equipe IEPREV em 15 de Agosto de 2025

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 reconhece atividade especial de frentista por exposição a benzeno e periculosidade

Decisão reforça que exposição habitual a agentes cancerígenos e risco com inflamáveis garante enquadramento como tempo especial

Por Equipe IEPREV em 13 de Agosto de 2025

INSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
INSS suspende o Agibank como banco pagador da folha de benefícios

Medida foi motivada por irregularidades como interceptação do atendimento oficial, retenção indevida de valores e recusa de portabilidade de benefícios

Por Equipe IEPREV em 12 de Agosto de 2025

Ver todos