INSS irá apresentar plano de ressarcimento a aposentados vítimas de fraude até a próxima semana

De acordo com as investigações, entidades sindicais cadastraram beneficiários do INSS sem consentimento para aplicar descontos mensais em seus benefícios.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou, nesta segunda-feira (5) que o plano de ressarcimento aos aposentados e pensionistas afetados por descontos indevidos será anunciado até a próxima semana.

Em entrevista à GloboNews, Gilberto Waller Júnior destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou agilidade na resolução do caso, que envolve uma fraude bilionária investigada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com as investigações, entidades sindicais cadastraram beneficiários do INSS sem consentimento para aplicar descontos mensais em seus benefícios. A estimativa é de que cerca de 4,1 milhões de aposentados e pensionistas tenham sido vítimas do esquema, gerando um prejuízo de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Segundo o presidente do INSS, o governo está em fase final de elaboração do plano, com a proposta sendo discutida com diversos órgãos, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF). A prioridade é que o dinheiro para o ressarcimento venha diretamente das entidades envolvidas no esquema fraudulento.

Por fim, Gilberto Waller Júnior alertou que os pagamentos ainda não começaram e orientou os beneficiários a ficarem atentos a tentativas de golpe. Todos os descontos estão suspensos e o INSS só permitirá novas cobranças após implementar medidas de segurança, como reconhecimento facial e cruzamento de dados por geolocalização.

Fonte: g1

IEPREV Premium

Expanda sua expertise em Direito Previdenciário

Com o IEPREV Premium, você tem tudo o que precisa para gerenciar a rotina do seu escritório previdenciário em um só lugar.

Teste grátis por 7 dias

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 relativiza laudo pericial e reconhece incapacidade de segurada com fibromialgia

Justiça reconhece fibromialgia como causa de aposentadoria por invalidez, mesmo com laudo pericial desfavorável

Por Equipe IEPREV em 11 de Julho de 2025

Salário-maternidadeINSSBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Portaria nº 188/2025: INSS regulamenta isenção de carência no salário-maternidade após decisão do STF

INSS começa a aplicar isenção de carência no salário-maternidade após decisão do STF

Por Equipe IEPREV em 10 de Julho de 2025

INSSRevisãoAposentadoriaBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de carpinteiro por categoria profissional sem exigência de laudo técnico

Reconhecimento de atividade especial para carpinteiros da construção civil sem laudo técnico reforça direito à aposentadoria integral

Por Equipe IEPREV em 9 de Julho de 2025

Ver todos