INSS reagenda perícias médicas e implementa novas medidas durante greve dos peritos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificará os beneficiários afetados por meio de mensagens automáticas, com as novas datas e horários das perícias, enviadas pela Central 135, aplicativo e site Meu INSS.

O Ministério da Previdência Social informou que, a partir da segunda-feira (27), as perícias médicas agendadas com peritos em greve serão reagendadas pela Dataprev. Os novos agendamentos serão direcionados a peritos que estão atendendo normalmente.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificará os beneficiários afetados por meio de mensagens automáticas, com as novas datas e horários das perícias, enviadas pela Central 135, aplicativo e site Meu INSS.

Entenda a greve

O movimento grevista foi iniciado após uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que considerou ilegais as partes de um acordo assinado em 2022. Esse acordo tinha reduzido a produtividade dos peritos em 40%, o que gerou insatisfação entre os profissionais da categoria.

Em resposta, o Ministério da Previdência Social criou um novo Programa de Gestão e Desempenho (PGD), com metas de produtividade mais altas. Embora 90% dos peritos tenham aderido ao programa, uma parte da categoria ainda resiste às mudanças, alegando que elas são inadequadas. A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) se opôs à medida e relatou ao Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a suspensão das agendas dos peritos.

Desde setembro de 2024, aproximadamente 10% dos peritos médicos estão em greve parcial, o que resultou na redução do número de atendimentos. O Ministério informa que, durante o período de greve, as agendas dos profissionais grevistas serão suspensas, e seus salários terão descontos.

Fonte: INSS

Eventos

Fique por dentro de nossos eventos

Saiba mais

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSRevisãoAposentadoriaBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
TRF3 reconhece atividade especial de carpinteiro por categoria profissional sem exigência de laudo técnico

Reconhecimento de atividade especial para carpinteiros da construção civil sem laudo técnico reforça direito à aposentadoria integral

Por Equipe IEPREV em 9 de Julho de 2025

BPC/LOASINSSBenefícios previdenciáriosAposentadoriaÚltimas notícias
Senado Federal aprova Lei que reconhece fibromialgia como deficiência para todos os efeitos legais

Fibromialgia reconhecida como deficiência: Senado aprova projeto histórico com impacto social e assistencial

Por Equipe IEPREV em 8 de Julho de 2025

Benefícios previdenciáriosAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 reconhece integralidade e paridade em Aposentadoria Especial de servidor público exposto a agentes nocivos

TRF4 garante integralidade e paridade em aposentadoria especial de servidor exposto a agentes nocivos

Por Equipe IEPREV em 4 de Julho de 2025

Ver todos