INSS reagenda perícias médicas e implementa novas medidas durante greve dos peritos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificará os beneficiários afetados por meio de mensagens automáticas, com as novas datas e horários das perícias, enviadas pela Central 135, aplicativo e site Meu INSS.

O Ministério da Previdência Social informou que, a partir da segunda-feira (27), as perícias médicas agendadas com peritos em greve serão reagendadas pela Dataprev. Os novos agendamentos serão direcionados a peritos que estão atendendo normalmente.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificará os beneficiários afetados por meio de mensagens automáticas, com as novas datas e horários das perícias, enviadas pela Central 135, aplicativo e site Meu INSS.

Entenda a greve

O movimento grevista foi iniciado após uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que considerou ilegais as partes de um acordo assinado em 2022. Esse acordo tinha reduzido a produtividade dos peritos em 40%, o que gerou insatisfação entre os profissionais da categoria.

Em resposta, o Ministério da Previdência Social criou um novo Programa de Gestão e Desempenho (PGD), com metas de produtividade mais altas. Embora 90% dos peritos tenham aderido ao programa, uma parte da categoria ainda resiste às mudanças, alegando que elas são inadequadas. A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) se opôs à medida e relatou ao Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a suspensão das agendas dos peritos.

Desde setembro de 2024, aproximadamente 10% dos peritos médicos estão em greve parcial, o que resultou na redução do número de atendimentos. O Ministério informa que, durante o período de greve, as agendas dos profissionais grevistas serão suspensas, e seus salários terão descontos.

Fonte: INSS

Eventos

Fique por dentro de nossos eventos

Saiba mais

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

Benefícios previdenciáriosAposentadoriaÚltimas notícias
TRF4 reconhece integralidade e paridade em Aposentadoria Especial de servidor público exposto a agentes nocivos

TRF4 garante integralidade e paridade em aposentadoria especial de servidor exposto a agentes nocivos

Por Equipe IEPREV em 4 de Julho de 2025

INSSBenefícios previdenciáriosAuxílioÚltimas notícias
Acordo homologado no STF garante devolução de descontos fraudulentos e suspende processos contra o INSS

STF homologa acordo que garante devolução imediata de descontos indevidos a aposentados e pensionistas

Por Equipe IEPREV em 4 de Julho de 2025

INSSBPC/LOASAuxílioBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Lei nº 15.157/25 dispensa reavaliação de segurados com incapacidade permanente e irreversível

Nova lei dispensa reavaliação de segurados com incapacidade permanente e irreversível, garantindo mais dignidade e segurança no acesso aos benefícios.

Por Equipe IEPREV em 2 de Julho de 2025

Ver todos