Justiça concede pensão especial vitalícia para ex-combatente do Batalhão de Suez 

Conforme os dados apresentados no processo, o autor comprovou sua renda abaixo de dois salários mínimos e a sua participação no Batalhão de Suez, o que foi confirmado pela União na contestação.

Por Equipe IEPREV em 4 de Abril de 2025

A 2ª Vara Federal de Porto Alegre concedeu o pedido de pensão vitalícia a um ex-combatente do Batalhão de Suez.

Conforme o caso, o homem, de 77 anos, entrou com a ação contra a União e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), alegando ter sido integrante da Força Internacional de Emergência em 1956, conforme a resolução da Assembleia Geral da ONU. Sua missão era garantir a paz e a segurança internacional na área entre o Canal de Suez e a linha de Armistício entre Israel e o Egito.

A decisão da 2ª Vara Federal de Porto Alegre


Ao analisar o caso, a juíza responsável avaliou a Lei nº 14.765/23, que concede a pensão vitalícia aos ex-integrantes da tropa "Batalhão Suez". Conforme a norma, para ter direito ao benefício, o ex-combatente deve comprovar uma renda mensal inferior a dois salários mínimos, sendo esse o valor da pensão a ser pago.

Conforme os dados apresentados no processo, o autor comprovou sua renda abaixo de dois salários mínimos e a sua participação no Batalhão de Suez, o que foi confirmado pela União na contestação.

A juíza destaca que a regulamentação da lei ainda não foi finalizada pelo Ministério da Previdência Social, porém a falta de regulamentação não impede o reconhecimento do direito à pensão paga pelo programa de Indenizações e Pensões Especiais da União.

Sendo assim, a sentença foi parcialmente favorável ao autor, garantindo o direito à pensão vitalícia a partir da data de ajuizamento da ação, em agosto de 2024.

Fonte: TRF4.

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Tema 1300: STF mantém regra da Reforma e valida redução da aposentadoria por incapacidade permanente

STF valida redução da aposentadoria por incapacidade permanente após a Reforma da Previdência

Por Equipe IEPREV em 18 de Dezembro de 2025

AposentadoriaBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
STF marca julgamento do Tema 1209 para fevereiro de 2026 em plenário virtual

Tema 1209 entra em fase decisiva: STF julgará em fevereiro de 2026 o direito dos vigilantes à aposentadoria especial

Por Equipe IEPREV em 18 de Dezembro de 2025

BPC/LOASBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
TRF3 mantém concessão de BPC a mulher com neoplasia de mama

TRF3 confirma BPC por câncer de mama e ajusta termo inicial conforme a perícia

Por Equipe IEPREV em 17 de Dezembro de 2025

Ver todos