TNU: PPP sem responsável técnico é inválido para comprovar exposição a ruído, mesmo em períodos anteriores a 1997

TNU reafirma exigência de responsável técnico no PPP para comprovação de ruído, mesmo antes de 1997

Por Equipe IEPREV em 27 de Outubro de 2025

A Turma Nacional de Uniformização (TNU) decidiu, por unanimidade, que a indicação do responsável técnico no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é requisito indispensável para a validade do documento como prova de atividade especial em períodos de exposição ao agente nocivo ruído, “independentemente da data”.

 

O caso e a controvérsia

O INSS interpôs Pedido de Uniformização Nacional (PNU) no processo nº 0501892-02.2021.4.05.8300/PE contra acórdão que mantivera sentença reconhecendo como especial período trabalhado antes de 5/3/1997, a partir de PPP que não indicava o responsável técnico. A Turma Recursal entendeu que, por se tratar de período anterior a 1997, não haveria obrigatoriedade de apontar a responsabilidade técnica pelos registros ambientais no formulário. A autarquia alegou divergência com a tese firmada no Tema 208 da própria TNU.

 

Fundamentos: Tema 208 e prova técnica para ruído

No voto condutor, a relatora Juíza Federal Lilian Oliveira da Costa Tourinho destacou que, para o agente nocivo ruído, a comprovação sempre demandou laudo técnico ou documento equivalente, por não se tratar de aferição meramente qualitativa.

Por isso, a indicação do responsável técnico no PPP funciona como certificação de que as informações do formulário decorrem de LTCAT (contemporâneo ou, se extemporâneo, validado por profissional habilitado). 

A TNU recordou, ainda, a possibilidade de suprimento da ausência dessa indicação por meio de LTCAT ou elementos técnicos equivalentes, estendidos a outros períodos quando acompanhados de declaração do empregador ou prova de que não houve alteração no ambiente ou na organização do trabalho.

 

Resultado do julgamento

O colegiado conheceu e deu provimento ao incidente, anulando o acórdão recorrido e determinando o retorno do processo à Turma Recursal de origem para adequação à tese do Tema 208, nos termos da Questão de Ordem nº 20 da TNU. A decisão foi proferida em sessão virtual realizada de 15 a 21 de outubro de 2025, sob a presidência do Ministro Rogerio Schietti Machado Cruz, com proclamação do resultado em 21 de outubro de 2025.

 

Implicações práticas para a advocacia

Para períodos com exposição a ruído, anteriores ou posteriores a de 05/03/1997, o PPP sem indicação do responsável técnico não se presta, por si só, como prova da especialidade. 

Persistindo essa lacuna, a prova poderá ser suprida por LTCAT ou elementos técnicos equivalentes, desde que acompanhados de elementos que atestem a invariância do ambiente ou da organização do trabalho ao longo do tempo. Em suma, o julgamento reforça a centralidade do lastro técnico na prova do agente ruído e vincula as instâncias de origem à observância do Tema 208.

 

Quer receber mais notícias como esta sempre em primeira mão?

No Radar IEPREV, a newsletter exclusiva para assinantes IEPREV Premium, você recebe diretamente no seu e-mail os principais julgamentos, mudanças legislativas e novidades previdenciárias. Teste grátis o IEPREV Premium clicando aqui.

Fonte: PUIL nº 0501892-02.2021.4.05.8300/PE. Relatora: Juíza Federal Lilian Oliveira da Costa Tourinho. Julgamento: 21/10/2025. Acórdão.

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

INSSÚltimas notícias
Justiça Federal condena INSS por danos morais após retenção injustificada de valores retroativos

Decisão judicial reafirma que falhas graves do INSS e retenção de verba alimentar geram dever de indenizar segurados.

Por Equipe IEPREV em 11 de Março de 2026

INSSÚltimas notícias
Justiça Federal define cronograma e pagamentos de precatórios começam em abril

Beneficiários do TRF4 devem ter valores disponíveis para saque ao longo de abril; confira os detalhes do calendário oficial.

Por Equipe IEPREV em 9 de Março de 2026

AposentadoriaÚltimas notícias
Justiça decide que pensão de "Soldado da Borracha" não pode ser cumulada à aposentadoria por invalidez

Decisão do TRF1 reforça o caráter assistencial do benefício aos seringueiros e garante ao segurado o direito de optar pela renda mais vantajosa.

Por Equipe IEPREV em 4 de Março de 2026

Ver todos