TRF3 aplica Tema 629 do STJ e extingue, sem resolução do mérito, período sem provas de atividade especial

TRF3 aplica Tema 629 do STJ e extingue parte do pedido de atividade especial por falta de prova eficaz

Por Equipe IEPREV em 28 de Outubro de 2025

A 10ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região aplicou a orientação do Tema 629 do Superior Tribunal de Justiça para extinguir, sem resolução do mérito, um trecho do pedido de reconhecimento de atividade especial por falta de conteúdo probatório eficaz. No mesmo julgado, o colegiado reconheceu outros períodos como especiais e determinou a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição a partir do requerimento administrativo.

 

O caso concreto

No caso, o segurado pleiteava o cômputo de tempo especial em diversos interstícios. O tribunal confirmou a especialidade até 28/4/1995, com base no enquadramento profissional (carpinteiro) e na legislação vigente à época (Decreto 53.831/1964), mas considerou desprovido de prova eficaz o curto intervalo de 29/4/1995 a 2/5/1995. Para esse lapso, aplicou expressamente o Tema 629 e extinguiu o processo sem julgamento do mérito, preservando a possibilidade de nova ação com melhor instrução. 

No dispositivo, o acórdão consignou: “Processo extinto, de ofício, sem resolução de mérito quanto ao reconhecimento da especialidade do período de 29/04/1995 a 02/05/1995”, e, ao mesmo tempo, reconheceu a especialidade de períodos anteriores e determinou a concessão do benefício desde a DER (24/11/2017).

O colegiado ancorou a decisão na tese repetitiva do STJ (REsp 1.352.721/SP), segundo a qual a ausência de conteúdo probatório eficaz a instruir a inicial implica a extinção do feito sem julgamento do mérito, com a consequente possibilidade de o autor propor nova ação quando reunir os elementos necessários. 

O próprio acórdão reproduziu a formulação do Tema 629: “A ausência de conteúdo probatório eficaz a instruir a inicial, conforme determina o art. 283 do CPC, implica a carência de pressuposto de constituição e desenvolvimento válido do processo, impondo sua extinção sem o julgamento do mérito [...] e a consequente possibilidade de o autor intentar novamente a ação [...]”.

Em reforço, a Turma citou precedentes internos que, em hipóteses de pedidos de reconhecimento de especialidade sem laudos, PPP ou CTPS, determinam a extinção sem mérito para os lapsos não comprovados, inclusive enfatizando que prova exclusivamente testemunhal não supre a falta de início de prova material.

 

Quer receber mais notícias como esta sempre em primeira mão?

No Radar IEPREV, a newsletter exclusiva para assinantes IEPREV Premium, você recebe diretamente no seu e-mail os principais julgamentos, mudanças legislativas e novidades previdenciárias. Teste grátis o IEPREV Premium clicando aqui.

Fonte: TRF3 – 10ª Turma, ApCiv nº 5007269-64.2020.4.03.6105, Rel. Des. Fed. Nelson Porfírio, julgado em 15/10/2025. Acórdão.

 

O pacote ideal para sua atuação no Direito Previdenciário. Teste grátis agora por 7 dias.

Colunista desde 2006

Sobre o autor desse conteúdo

Equipe IEPREV

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários é uma entidade criada em 2006 que promove diversas iniciativas para a difusão do conhecimento relacionado aos diversos regimes previdenciários em vigor no Brasil.

Os melhores conteúdos, dicas e notícias sobre direito previdenciário

Confira as últimas novidades em nosso blog

AposentadoriaBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
Tema 1300: STF mantém regra da Reforma e valida redução da aposentadoria por incapacidade permanente

STF valida redução da aposentadoria por incapacidade permanente após a Reforma da Previdência

Por Equipe IEPREV em 18 de Dezembro de 2025

AposentadoriaBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
STF marca julgamento do Tema 1209 para fevereiro de 2026 em plenário virtual

Tema 1209 entra em fase decisiva: STF julgará em fevereiro de 2026 o direito dos vigilantes à aposentadoria especial

Por Equipe IEPREV em 18 de Dezembro de 2025

BPC/LOASBenefícios previdenciáriosÚltimas notícias
TRF3 mantém concessão de BPC a mulher com neoplasia de mama

TRF3 confirma BPC por câncer de mama e ajusta termo inicial conforme a perícia

Por Equipe IEPREV em 17 de Dezembro de 2025

Ver todos